Fiscalização

Operação em 7 municípios às margens do lago da UHE Lajeado apreende 650 metros de redes

Equipe realizou abordagem educativa para sensibilizar os pescadores.

Por Redação
Comentários (0)

30/07/2024 08h44 - Atualizado há 4 horas
Operação Guardiões do Lago

Notícias do Tocantins - O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizou nesta segunda-feira (29/7), mais uma etapa da Operação Guardiões do Lago, nos municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Lajeado, Palmas, Tocantínia e Miracema. Com o intuito de proteger os recursos pesqueiros do lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães e conscientizar a comunidade sobre a importância desses recursos, a ação resultou na apreensão de 650 metros de redes emalhar. 

Durante a ação, iniciada na última terça-feira (23), os fiscais abordaram 22 embarcações e vistoriaram sete acampamentos de pescadores profissionais. Nas abordagens, a equipe solicitou aos pescadores a apresentação das carteiras profissionais expedidas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), assim como a autorização de trânsito e comercialização de pesca emitida pelo Naturatins. Também foram verificados os tamanhos dos pescados encontrados e a espessura das malhas das redes. 

Além do trabalho de fiscalização, a equipe realizou uma abordagem educativa para sensibilizar os pescadores sobre a importância da conservação dos recursos naturais, e forneceu orientações quanto às normas e procedimentos estabelecidos na legislação ambiental, a fim de incentivar práticas de pesca responsável.

As atividades realizadas durante as abordagens também consistem em enfatizar a necessidade de respeitar as normas ambientais para garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a preservação dos ecossistemas aquáticos”, destacou o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto. 

O material recolhido foi encaminhado para a sede do Naturatins, em Palmas. 

Sobre a operação

As ações da Operação são realizadas em duas frentes: fiscalização aquática e terrestre, além de educação ambiental com o objetivo de proteger o lago. A operação conta com o apoio de instituições parceiras, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), Marinha do Brasil (CFAP), Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Porto Nacional, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Fundação Municipal do Meio Ambiente (FEMA) de Palmas, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Metropolitana Ambiental.

Ação resultou na apreensão de 650 metros de redes emalhar

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.