<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;"><u><strong>Joselita Matos</strong></u><br /> <br /> Alguém sabe o que é uma Ouvidoria? Qual é o trabalho de Ouvidor? Pois é, boa parte dos cidadãos também não sabe o que é e para que serve. No Tocantins, Palmas e Colinas do Tocantins possui Ouvidorias nas Prefeituras; Araguaína tem apenas para a Secretaria Municipal de Saúde; em Gurupi, ainda não foi implantada.<br /> <br /> Atualmente, empresas de grande porte e até mesmo órgãos públicos federais tem em sua estrutura uma Ouvidoria, um departamento dedicado a ouvir o cidadão, acolhendo sugestões, críticas e reclamações. No Tocantins, buscamos analisar as principais cidades, para saber se nas estruturas das Prefeituras já haviam sido instaladas as Ouvidorias. E saber também quais as principais reclamações e se o cidadão tem sido atendido em suas solicitações.<br /> <br /> <u><strong>Palmas</strong></u><br /> <br /> Na capital do Estado, Palmas, a Ouvidoria foi implantada em 2009, mas no período de setembro de 2012 a janeiro de 2013 esteve desativada em razão do prédio que a abrigava ter sido interditado pela Defesa Civil. A Ouvidoria da Prefeitura de Palmas está integrada a Secretaria da Transparência e Controle Interno, ao lado da Controladoria Geral e Corregedoria Geral; sendo que estes três departamentos estão no nível de superintendência (terceiro escalão).<br /> <br /> De acordo com dados da Ouvidoria da Prefeitura de Palmas, as três principais reclamações registradas no banco de dados são Atendimento ao Público, Limpeza Urbana e Buraco em via pública. O órgão publica, mensalmente, os relatórios de atendimento no Portal da Transparência da prefeitura (http://portal.palmas.to.gov.br/transparencia/97/), para que todos possam ter acesso as informações da Ouvidoria.<br /> <br /> De acordo com os dados apresentados, de março a maio desse ano, foram registradas 530 reclamações; sendo 315 atendidas, ou seja, mais da metade das solicitações foram atendidas pela Prefeitura. Em março, foram registradas 200 reclamações, sendo que 108 foram atendidas; em abril, foram registradas 241 reclamações e 161 atendidas; e em maio foram 89 reclamações registradas e 46 respondidas.<br /> <br /> Desde janeiro desse ano, o jornalista Lailton Costa, 41 anos, está à frente da Ouvidoria da Prefeitura de Palmas. Lailton é Mestre em Comunicação, é ex-repórter, colunista político e editor de área.<br /> <br /> <u><strong>Colinas do Tocantins</strong></u><br /> <br /> A Ouvidoria Municipal de Colinas do Tocantins foi implantada um pouco depois da capital, em setembro de 2011, sendo vinculada à Assessoria de Comunicação da Prefeitura.<br /> <br /> De acordo com dados da Ouvidoria do Município, as três principais reclamações são na da saúde municipal, logo em seguida a limpeza pública no geral e em terceiro lugar, a iluminação da cidade. Ainda segundo os dados do órgão, nos meses de março a maio foram registradas 63 reclamações: no mês de março foram 21 reclamações; 19 no mês de abril e 23 no mês de maio. A Ouvidoria e nem a Assessoria de Comunicação informou se as solicitações e ou reclamações dos cidadãos foram atendidas pela Prefeitura.<br /> <br /> Atualmente, quem está à frente da Ouvidoria Municipal de Colinas é Maria da Guia Ferreira de Aquino Silva, bacharel em Direito.<br /> <br /> <u><strong>Araguaína</strong></u><br /> <br /> Em Araguaína, foi implantada em novembro de 2012, durante as comemorações do aniversário de 53 anos da cidade, a Ouvidoria do SUS Municipal∕NAT – Núcleo de Apoio Técnico, atendendo apenas os cidadãos na área da saúde.<br /> <br /> Foram solicitadas as informações referentes ao número de atendimento, resposta ao público e as principais solicitações e ou reclamações, tanto para a Ouvidoria como para a Assessoria de Comunicação, mas nenhum dado foi enviado.<br /> <br /> <strong><u>Avaliação</u></strong><br /> <br /> Percebe-se que alguns Municípios sabem da importância de se ter uma Ouvidoria em suas estruturas, pois é uma das formas do executivo municipal se aproximar do cidadão, sabendo realmente o que se passa no seu dia a dia, o que está faltando e o que pode ser feito.<br /> <br /> <u><strong>Contatos da Ouvidoria</strong></u><br /> <br /> Palmas<br /> Twitter: @ouvidoriapalmas<br /> E-mail: ouvidoria@palmas.to.gov.br<br /> Telefone 0800: 0800 – 6464 – 156<br /> <br /> Colinas do Tocantins</span><br /> <span style="font-size: 14px;">Telefone 0800: 0800 – 648 – 3008 </span><br /> <span style="font-size: 14px;">(63) 3476-7002</span><br /> <br /> <span style="font-size:14px;">Araguaína</span><br /> <span style="font-size: 14px;">E-mail: ouvidoria.saude@araguaina.to.gov.br</span><br /> <span style="font-size: 14px;">Telefone 0800: 0800 – 646 – 8546</span><br /> <span style="font-size:14px;">(63) 3412 – 6128</span></div>