Prevenção ao fogo

Defesa Civil inicia formação de 1.300 brigadistas para quase 100 municípios do Tocantins

Cronograma da formação segue até segunda quinzena de julho

Por Joselita Matos
Comentários (0)

17/06/2021 12h01 - Atualizado há 3 anos
Aulas teóricas e práticas contemplam o período de formação das Brigadas Municipais

A Defesa Civil Estadual começou nesta semana a formação de 1.300 brigadistas que vão atuar em 97 municípios do Tocantins para enfrentamento das queimadas neste período que se inicia e há uma alta incidência delas em todo o estado. Estes profissionais estarão capacitados para atuar nos municípios e vão atender as urgências no combate de incêndios florestais.

Nesta semana, 150 pessoas de 12 municípios estão recebendo a formação como Brigadistas. A qualificação contempla aulas teóricas e práticas, inclusive de primeiros socorros. O cronograma segue até a segunda quinzena de julho.

Os brigadistas podem ser contratados pelas respectivas Prefeituras, que, diante desse processo, recebem certificado para solicitar o repasse do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço - Ecológico (ICMS Ecológico), junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), podendo cobrir as despesas feitas na contratação dessas equipes.

Treinamento

A formação é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual. Cada formação tem duração de três dias, com conteúdos relacionados à origem, evolução e combate ao fogo, e também aulas de primeiros socorros.

Apesar de apenas 97 Prefeituras, das 139 existentes no Tocantins assinaram o Termo de Cooperação para a formação das Brigadas Municipais.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.