Como fica?

Plataforma que reúne currículos de pesquisadores no Brasil vive apagão há cinco dias

CNPq diz que não houve perda de dados

Por Joselita Matos
Comentários (0)

28/07/2021 10h33 - Atualizado há 3 anos
Plataforma Lattes está fora do ar há cinco dias

Continua fora do ar a Plataforma Lattes, um dos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O apagão começou ainda no sábado e nesta terça-feira (27), o CNPq informou que identificou o problema que retirou do ar todos os seus sistemas e plataformas, e garantiu que não houve perda dos dados de pesquisas e pesquisadores do país.

Mas não foi informada a causa do problema que tirou todo o sistema do ar nem um prazo para o restabelecimento da rede.

No sábado (24), o CNPq informou que todos os seus sistemas e plataformas estavam indisponíveis. Na segunda-feira (26), o CNPq informou que a "prioridade é restaurar o acesso aos currículos na plataforma Lattes o mais rápido possível".

A Plataforma Lattes é um desses sistemas, que reúne quatro sistemas onde cientistas, professores e pesquisadores do Brasil devem registrar seus currículos para conseguirem bolsas de pesquisa, vagas em universidades e participarem de editais e concursos.

Pagamento de bolsas de pesquisas

Em nota, o órgão garantiu que o pagamento das bolsas de pesquisa implementadas não será afetado e que todos os prazos estão suspensos ou serão prorrogados.

CNPq

O CNPq, a agência federal de fomento à pesquisa, tem a maior e mais importante plataforma científica do Brasil, reunindo toda a produção científica nacional, como projetos, pesquisas e trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e universidades brasileiras. O órgão também é responsável pelo pagamento de bolsas a cientistas no país.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.