Tocantins

PM reforça importância de parceria com IFTO para formação superior de novos soldados

Será ofertado curso superior de Tecnologia em Segurança Pública.

Por Redação
Comentários (0)

18/03/2022 09h07 - Atualizado há 2 anos
Novos soldados da PMTO serão formados pelo IFTO

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) reforçou a importância da parceria firmada com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) visando a oferta do curso de formação de praças (CFP) para os novos soldados da corporação. O certame chegou à última fase com 1.125 candidatos aprovados, mas apenas 1.000 serão convocados inicialmente.

Segundo a PM, o Acordo de Cooperação Técnica nº 39/2021 foi celebrado com base na Lei nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

VEJA MAIS

"O convênio entre as duas instituições busca atender a orientação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, de ofertar formação de nível superior uniformizada para a capacitação dos policiais militares", argumentou a PM.

A parceria considera, ainda, a necessidade de a oferta ser realizada por instituição credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC), como é o caso do IFTO. Adicionalmente, o Instituto possui, entre as suas competências, a oferta de cursos superiores em tecnologia, além da capacidade e estrutura para atender à grande demanda por formação da PM.

A PM afirma também que a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública é resultado de mudanças que a área de defesa social tem sofrido nos últimos anos e que tem exigido dos agentes de segurança conhecimentos e saberes em diversas áreas. Nesse sentido, a nova formação contará com a inserção de conhecimentos ligados às áreas do Direito, da Administração, da Sociologia, da Psicologia e da Ética e Cidadania, além das habilidades técnicas específicas que já integravam a formação.

O curso terá 1600 horas-aula, atendendo à carga horária mínima exigida para esse tipo de certificação, conforme o Catálogo Nacional de Cursos do MEC.

"A mudança contribuirá para a elevação do nível de qualificação dos policiais militares e beneficiará diretamente a sociedade tocantinense", finalizou a PM.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.