Ex-deputado

Políticos e autoridades destacam história de Edmundo Galdino; veja repercussão da morte

Prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues disse que Edmundo deixa 'grande legado'.

Por Redação 750
Comentários (0)

22/04/2021 15h20 - Atualizado há 2 anos
Edmundo Galdino

Várias autoridades lamentaram a morte do político histórico e ex-deputado tocantinense Edmundo Galdino, 62 anos, em decorrência de insuficiência cardíaca e renal nesta quinta-feira (22).

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, afirmou que Edmundo Galdino deixa “um grande legado para a história tanto de Araguaína quanto de todo o Tocantins”.

Além de Wagner, o governador Mauro Carlesse, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, os deputados estaduais Jorge Frederico, Vanda Monteiro e Olyntho Neto e outras autoridades também se manifestaram.

VEJAS AS NOTAS DE PESAR

Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-deputado Edmundo Galdino, nesta quinta-feira, 22.

Edmundo Galdino construiu uma sólida carreira política, sendo vereador em Araguaína, deputado estadual por Goiás e federal pelo Tocantins, sempre lutando pelo fortalecimento do Estado e melhores condições de vida dos tocantinenses.

Neste momento de tristeza, rogamos ao nosso eterno e bondoso Deus que console os corações enlutados de seus familiares, amigos e de todos os cidadãos araguainenses que, sem dúvida, sentem a partida de Edmundo Galdino. A todos, os meus sentimentos.

Mauro Carlesse | Governador do Estado do Tocantins

________________________________

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento do ex-deputado federal Edmundo Galdino da Silva nesta quinta-feira, 22, aos 62 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Dom Orione em Araguaína há dez dias devido a problemas renais.

Edmundo Galdino foi presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), vereador de Araguaína, deputado estadual pelo então estado de Goiás e após a criação do Estado do Tocantins, duas vezes eleito deputado federal, ficando conhecido pela luta em prol dos direitos dos agricultores.

Edmundo nasceu na cidade de Filadélfia e mudou-se para Araguaína aos 2 anos de idade, deixando um grande legado para a história tanto de Araguaína quanto de todo o Tocantins.

Nossos sentimentos neste momento de dor e que Deus possa confortar e dar forças a todos os familiares e amigos.

Wagner Rodrigues Barros | Prefeito de Araguaína

_______________________________

Hoje recebemos a triste notícia do falecimento do ex-deputado federal, Edmundo Galdino, 62 anos. Importante representante da política e história do Tocantins, Edmundo Galdino, exerceu mandatos de vereador em Araguaína e deputado federal por Goiás e Tocantins. Neste momento de grande tristeza, solidarizo-me com familiares e amigos, juntos vamos nos unir em oração para que nosso Deus, em sua imensa misericórdia, possa confortar o coração de todos. Descanse em paz guerreiro!

Deputada estadual Vanda Monteiro e família

_______________________________

Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do ex-deputado federal, Edmundo Galdino.

Aguerrido defensor de Araguaína e do Tocantins, além de deputado federal, ocupou diversos cargos importantes dentro do governo estadual, como o de presidente da ATS.

Aos amigos e familiares desejo força neste momento e peço a Deus que leve conforto aos seus corações.

Jorge Frederico | Deputado estadual

_______________________________

Com imensa tristeza recebemos na tarde desta quinta-feira, 22 de abril, a notícia  do falecimento do amigo, Edmundo Galdino, 63 anos.

Pioneiro em Araguaína e na política tocantinense, Edmundo Galdino foi vereador em Araguaína, deputado estadual, deputado federal constituinte e depois reeleito.

Galdino deixa para nós Tocantinenses um legado de luta. Atuou na frente da reorganização do movimento estudantil secundarista em Goiânia, 1979-1981, entre tantos outros movimentos que fortaleceram a criação do Tocantins.

Neste momento de tristeza, regamos ao nosso pai celestial que  conforte os familiares e amigos.

Deputado estadual | Olyntho Neto

________________________________

Hoje, com a partida de Edmundo Galdino, perdemos um dos grandes nomes da política e da administração pública de nosso Estado. 

Desde muito novo, c Edmundo Galdino carregava consigo a política. Em 1982 foi eleito vereador em Araguaína e, entre 1988 e 1994 atuou como deputado federal pelo recém criado Estado do Tocantins, retornando à Câmara dos Deputados em 2002. 

Atuante nas questões agrárias, Galdino foi diretor do Incra no Tocantins e, durante o último governo de Siqueira Campos, assumiu a presidência da Agência Tocantinense de Saneamento. 

A todos os familiares e amigos, nossas orações para que possam receber o conforto de Deus neste dia triste. 

Adriana Aguiar | Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes

________________________________

Com consternação, lamentamos a morte, nesta quinta-feira, 22, do ex-deputado federal Edmundo Galdino. Pioneiro no Tocantins, ao lado do meu pai, Vicentinho Alves e de muitos outros líderes tocantinenses,  lutaram pela criação do nosso Estado. Os ideais em comum, de fazer com que então norte goiano tivesse voz e vez, uniram-os, e essa luta transformou-se em uma grande amizade por parte de todos nós para com Galdino e sua família. Com sua trajetória de vida, foi um político ímpar e nos deixa um legado de  trabalho, resiliência, força e determinação. 

Neste momento de muita reflexão, diante desta irreparável perda, solidarizamo-nos com   sua mãe, Dona Maria Matos, seus irmãos, Maria do Rosário, Edilandia, Edna, Janio e Edmondes (para nós o xeroso), amigos e  familiares. Em oração, pedimos ao Pai Celestial que acolha o Seu filho no Reino e conforte os corações enlutados.

Os mais sinceros pêsames, 

Vicentinho Alves, Vicentinho Júnior e Família

_________________________________

Com pesar, tomei conhecimento, no início da tarde desta quinta-feira, 22 de abril, do falecimento de Emundo Galdino da Silva, 63 anos, após complicações de saúde. 

Natural de Araguaína, Edmundo Galdino atuou como torneiro mecânico, agropecuarista, além de ter tido uma destacada carreira política. Eleito vereador em 1982, suplente de deputado estadual alguns anos depois e, com a criação do Tocantins, se elegeu duas vezes deputado federal. Edmundo ainda foi presidente da ATS (Agência Tocantinense de Saneamento).

Araguaína perde hoje uma pessoa que sempre contribuiu com o crescimento do Estado e que defende seus ideais com muita convicção.
Neste momento de muita dor de familiares e amigos, desejo meus mais sinceros votos de força e de conforto a todos.

Tiago Dimas | Deputado federal

___________________________________

É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do amigo, Edmundo Galdino, na tarde desta quinta-feira, 22. 

Galdino foi um parlamentar atuante, um amigo querido e um tocantinense apaixonado pelo nosso Estado. Ele construiu uma história de luta pelo Tocantins e deixa um legado de trabalho voltado aos interesses do nosso povo.

Rogo a Deus que conforte o coração de seus familiares e amigos neste momento de profunda dor e saudade. 

Laurez Moreira | Ex-prefeito de Gurupi

___________________________________

A pandemia tem exigido de cada um de nós coragem para lidar com as perdas. Mesmo assim, a morte de um ente querido nos causa forte impacto. Foi com um enorme aperto no coração que recebi a notícia do falecimento do amigo Edmundo Galdino, nesta quinta-feira, 22, por problemas de saúde.

Edmundo Galdino foi amigo de longa data da minha família e sempre esteve presente nos momentos críticos em que vivi. Era uma daquelas pessoas que não precisavam ser chamadas quando dele precisávamos. Lembro com ternura das histórias que ele e João Ribeiro contavam quando ainda era deputado estadual por Goiás. Foram amigos por toda uma vida. 

A história de Edmundo Galdino se confunde com a história do Tocantins, pois foi um líder político nato que inspirou uma geração e que nos fará muita falta.  A saudade será eterna, mas espero que a sua caminhada como comandante partidário continue sendo referência para a nossa própria trajetória.

Meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares, na pessoa do meu compadre Edmondes Galdino, o ‘Xeroso’, que Deus conforte o coração de cada um nessa hora tão difícil. Descanse em paz, meu amigo.

Cinthia Ribeiro | Prefeita de Palmas

____________________________________

"Foi com grande pesar que recebemos na tarde dessa quinta-feira (22), a triste notícia da morte do ex-deputado federal e ex-presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, 63 anos.

Natural de Araguaína, Edmundo Galdino foi vereador, deputado estadual e deputado federal reeleito.

Galdino deixa um legado de luta na política tocantinense e na construção de nosso Estado.

Neste momento de tristeza, rogamos ao nosso pai celestial que conforte o coração de familiares e amigos.

Davi Goveia Júnior | residente da Agência Tocantinense de Saneamento"

____________________________________

"Recebi com tristeza a noticia do falecimento do ex-vereador de Araguaína e ex-deputado Edmundo Galdino, muito conhecido na região.

De boa fala, eloquente no discurso, Galdino foi atuante por onde passou. Após a criação do Estado do Tocantins se elegeu deputado. Deixou seu legado, fez sua parte.

Rogamos a Deus para que traga a paz aos corações dos familiares e amigos neste momento de imensa dor.

Marcus Marcelo | Vice-prefeito de Araguaína"

_____________________________________

Esta quinta-feira, 22 de abril de 2021, é um dia triste. Araguaína e o Tocantins perderam Edmundo Galdino da Silva, 63 anos, que faleceu após complicações de saúde.

Edmundo Galdino trabalhou como torneiro mecânico, agropecuarista, e teve uma longa carreira política. Eleito vereador em 1982, suplente de deputado estadual alguns anos depois e, com a criação do Tocantins, se elegeu duas vezes deputado federal. Edmundo Galdino ainda trabalhou no Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) e foi presidente da ATS (Agência Tocantinense de Saneamento), entre várias outras atividades.
Torço muito para que todos os familiares e amigos de Emundo Galdino possam superar esse momento tão difícil.

Deixo meu desejo de muita força e sinceros votos de conforto.

Ronaldo Dimas | Presidente estadual do Podemos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.