Unânime

Por 24 a 0, deputados abrem processo de cassação de governador, a 1ª vez na história

O 2º turno de votação será nesta sexta-feira, em sessão extraordinária, às 17h40.

Por Conteúdo AF Notícias 2.613
Comentários (0)

10/03/2022 18h15 - Atualizado há 2 anos
Carlesse é o primeiro governador a ser alvo de impeachment no Tocantins

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta quinta-feira (10), a continuidade do primeiro processo de impeachment contra um governador do Estado na história do Tocantins. O placar foi de 24 a 0 contra Mauro Carlesse (União Brasil). Eram necessários, no mínimo, 16 votos para a aprovação do projeto de Decreto Legislativo.

O 2º turno de votação será nesta sexta-feira, em sessão extraordinária, às 17h40.

No início da sessão, foi lido o resumo do parecer pelo relator deputado Júnior Geo (PROS) e, em seguida, o advogado autor do pedido de impeachment, Evandro de Araújo de Melo, falou sobre os pontos da denúncia.

Na sequência, o advogado Juvenal Klayber fez a defesa de Carlesse, alegando que não há provas dos crimes citados. "Não há crime, não há provas! Pode haver indícios", disse.

Depois dele, Júnior Geo retornou à tribuna para contestar os argumentos da defesa e citou recebimento de propina por interpostas pessoas, supostamente a mando do governador, e questionou a movimentação financeira de mais de R$ 1 milhão em espécie.

Em seguida, apenas dois deputados fizeram uso da palavra: Elenil da Penha (MDB), o presidente da Comissão Especial de Impeachment, e Gutierres Torquato (PSB), suplente empossado recentemente por meio de uma articulação do governador em exercício Wanderlei Barbosa.

Elenil lembrou que comissão teve trabalho para intimar o governador e precisou fazer uma notificação por hora certa. Já Gutierres Torquato parabenizou a Comissão Especial por ter agido com lisura ao longo do processo e disse que trabalhos foram bem conduzidos.

Após a aprovação unânime do projeto de Decreto Legislativo que instaura o processo de impeachment, os deputados votaram os destaques, decidindo pela retirada dos artigos 2º, 3º e 4º do projeto. Permanecendo apenas o artigo 1º e 5º que acompanha o parecer de autoria da Comissão Especial.

VÍDEO DA SESSÃO

Vídeo

ENTENDA

O processo de impeachment contra Mauro Carlesse é baseado nas denúncias e investigações da Polícia Federal que levaram ao seu afastamento do cargo por 180 dias. A decisão foi tomada pelo ministro Mauro Campbell, do STJ.

Em 20 de outubro de 2021, as operações Éris e Hygea foram deflagradas pela PF para desarticular uma organização criminosa composta por membros da cúpula do governo do Estado suspeita de obstruir investigações de combate à corrupção e desmantelar o esquema de pagamento de propina com recursos do Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins (Plansaúde).

Placar da votação foi unânime contra Carlesse

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.