Peixe

Prefeito compra hidroxicloroquina manipulada para tratamento da covid-19 no Tocantins

O uso do medicamento só será feito se houver autorização do paciente.

Por Redação 2.375
Comentários (0)

20/05/2020 15h34 - Atualizado há 3 anos
Prefeito José Augusto Bezerra explica como será feito o tratamento

A Secretaria Municipal da Saúde de Peixe (TO) vai incluir a hidroxicloroquina como uma das formas de tratamento para o coronavírus na rede básica de saúde e no Hospital Municipal da cidade.

Contudo, o uso da substância só está autorizado quando houver prescrição do médico e desde que seja autorizado formalmente pelo paciente ou por sua família, disse o prefeito José Augusto Bezerra, nesta quarta-feira (20).

“O medicamento está em falta nas farmácias e distribuidoras, por isso, determinei a manipulação da hidroxicloroquina. O medicamento estará disponível para ser utilizado juntamente com azitromicina e clexane no tratamento de possíveis casos de covid-19 na cidade, havendo prescrição do médico e a concordância do paciente”, ressaltou o prefeito.

Conforme o gestor, a medida atende o novo protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde.

Até o momento não há nenhum caso confirmado de Covid-19 no município. A prefeitura já adotou medidas como a instalação de barreira sanitária, adoção do uso obrigatório de máscaras e restrições rígidas para funcionamento do comércio.

Orientação do Conselho de Medicina

Na visão do Conselho Federal de Medicina, o medicamento pode ser utilizado em três hipóteses: no caso de paciente com sintomas leves, em início de quadro clínico, em que tenham sido descartadas outras viroses (como influenza, H1N1, dengue) e exista diagnóstico confirmado de COVID 19; a segunda hipótese é em paciente com sintomas importantes, mas ainda sem necessidade de cuidados intensivos, com ou sem recomendação de internação; e o terceiro cenário possível é em paciente crítico recebendo cuidados intensivos, incluindo ventilação mecânica.

Município instalou barreiras sanitárias e ainda não tem nenhum caso confirmado da doença

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.