Operação Tempos Modernos

Prefeito e secretários são afastados no TO por esquema que teria desviado R$ 3 milhões

Uma única empresa estaria vencendo todas as licitações no sul do Estado.

Por Redação 2.556
Comentários (0)

22/09/2020 08h29 - Atualizado há 3 anos
Prefeito Onassys Moreira Costa (PSD), de Jaú do Tocantins

A operação 'Tempos Modernos', deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (22), afastou do cargo o prefeito de Jaú do Tocantins, Onassys Moreira Costa (PSD), por suspeita de integrar uma organização criminosa envolvida em fraudes a licitações e contratos públicos de pavimentação e abertura de estradas vicinais. 

Além do gestor, dois servidores da comissão de licitação da cidade também foram afastados dos cargos. A operação cumpre 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Alvorada, Jaú do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Palmas, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Entre os agentes públicos afastados ainda estão secretários de dois municípios. A PF também cumpriu mandado de busca na casa do dono da empresa que estaria envolvida nas fraudes, na cidade de Alvorada.

Conforme a PF, há indícios de que as licitações estariam sendo direcionadas, pois uma única empresa estaria vencendo todas as licitações no sul do Estado do Tocantins.

O grupo criminoso atuava através de pagamento de propina aos servidores públicos envolvidos no processo de licitação. A empresa responsável pelas fraudes subcontratava a execução das obras, que sempre aconteciam em condições inferiores as tipificadas nos contratos. As investigações apontam um prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos.

Os investigados poderão responder, nas medidas de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude a licitação, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

O nome da operação 'Tempos Modernos' faz uma referência crítica ao mundo capitalista, em que tudo gira em torno do capital e do lucro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.