Pandemia

Prefeitura recua e mantém divulgação de novos casos da covid-19 no boletim em Araguaína

Município segue com teste rápido. Lacen só faz em paciente internado ou morto.

Por Redação 1.138
Comentários (0)

15/06/2020 11h06 - Atualizado há 3 anos
Teste de covid-19

A Prefeitura de Araguaína voltou atrás e comunicou, em nota, que continuará divulgando os novos casos positivos da covid-19 no boletim diário.

A suspensão da divulgação havia sido informada na sexta-feira (12) por causa do desabastecimento de testes no laboratório público do Tocantins (Lacen), como forma de evitar uma falsa sensação de segurança, já que o registro de crescimento da doença ficará comprometido sem essa análise.

Porém, a prefeitura foi criticada e continuará com a divulgação dos casos confirmados por meio de testes rápidos realizados pelo Município e dos resultados de exames RT-PCR feitos pelo Estado.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) comunicou que serão feitos testes da covid-19 apenas em pacientes internados ou óbitos sob suspeita, em razão da falta dos materiais utilizados na etapa de extração do material genético.

COLETA SEGUE NORMAL

A prefeitura informou também que continuará coletando as amostras de swab normalmente nas unidades de saúde e em domicílios, porém os resultados não têm data definida por falta de material do Governo do Estado para os testes no Lacen.

Outra informação que continuará sendo divulgada, segundo a prefeitura, é a taxa de ocupação hospitalar pública para que a população se atente ao perigo da doença.

A Prefeitura de Araguaína está contribuindo na aquisição dos insumos para normalização do laboratório estadual e já comprou cinco mil kits de extração e outros materiais necessários para processamento das amostras”, disse na nota. 

REFLEXO DA FALTA DE TESTES

Neste domingo (14), o Tocantins contabilizou apenas 41 novos casos da Covid-19, sendo 20 em Araguaína. A queda no número já reflete a baixa testagem da população. O Lacen analisou apenas 96 testes.

VEJA TAMBÉM

+ Sem testes de covid-19 no Estado, Araguaína suspende divulgação de novos casos no boletim

+ Sem materiais, Tocantins fará testes de covid-19 só em pacientes hospitalizados ou mortos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.