Remição da pena

Presos trabalham na limpeza de praças no norte do Tocantins e moradores aprovam

Um dia da pena dos detentos é reduzido a cada três trabalhados. O chefe de segurança do local disse que eles gosta do projeto.

Por Redação 2.643
Comentários (0)

13/02/2019 09h28 - Atualizado há 5 anos
Presos trabalhando na praça

Presos da Cadeia Pública de Araguatins, norte do Tocantins, estão trabalhando na revitalização das praças do município em ações que envolvem a limpeza e jardinagem.

No total, 14 detentos integram o projeto oficializado junto à Justiça e firmado entre a direção do presídio e a prefeitura. Um dia da pena deles é reduzido a cada três trabalhados.

O chefe de segurança da Cadeia Pública, Adenilson Barros Nascimento, contou que o projeto é aclamado pelos reeducandos.

A maior parte deles quer trabalhar, remir a pena e ocupar o tempo ocioso. Logo, procuramos firmar essa parceria com a prefeitura para possibilitar o trabalho e a reintegração social, inclusive, a comunidade interage bastante e incentiva os reeducandos”, destacou.

Para o diretor da Cadeia Pública de Araguatins, Heberson Vieira de Sousa, a parceria é positiva para todos. "É uma via de mão dupla, pois nossos reeducandos têm contribuído bastante com o município, conseguem remir a pena, trabalham em benfeitorias no que diz respeito à limpeza e zelo da coisa pública, sentem-se úteis e enxergam outros caminhos”, reforçou o diretor.

Outros projetos

Outras atividades são desenvolvidas em parceria com a Prefeitura do município e outras instituições, como o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Araguatins, a exemplo da horta.

Adenilson explicou que a horta surgiu a partir de um curso de formação continuada com certificação para os detentos, ofertado pelo IFTO como projeto de extensão acadêmica.

A prefeitura cedeu um terreno para implantar a horta e também ofertou uma caixa d’água com capacidade de três mil litros para fins de irrigação da horta”, disse.

A capacitação é ofertada constantemente aos reeducandos, que também comercializam os vegetais e legumes. “A venda dos produtos da horta contribui na atenção de pequenos reparos e necessidades na unidade”, contou o chefe de segurança.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.