Tocantins

Procon multa 30 agências bancárias por demora nos atendimentos e outros problemas em 11 cidades

Prazo máximo de espera permitido é de 20 ou 30 minutos.

Por Redação
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04/07/2024 16h54 - Atualizado há 2 dias
Fiscalização em agência do Banco Bradesco

Notícias do Tocantins - O Procon Tocantins autuou 30 agências bancárias durante operação realizada para fiscalizar o tempo de espera em filas no funcionamento dos caixas eletrônicos e na distribuição de senhas normais e prioritárias.

A operação ‘Tempo Certo’ ocorreu entre os dias 24 de junho a 03 de julho nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Gurupi, Dianópolis, Guaraí, Colinas, Araguaína, Tocantinópolis, Miracema e Araguatins.

Durante a operação, foram aplicados 19 autos de infração por ultrapassar o tempo de espera para os atendimentos dos consumidores, sendo 8 em Palmas, 5 em Porto Nacional, 2 em Dianópolis, 1 em Tocantinópolis, 1 em Gurupi, 1 em Araguatins e 1 em Colinas. 

O maior tempo de espera foi de 1h17 minutos em Porto Nacional, no Banco do Brasil. O segundo maior tempo de espera foi de 1h06 minutos em Araguatins, sendo no Banco Bradesco. E na cidade de Tocantinópolis, o consumidor aguardou 1h05 minutos no Banco do Brasil para ser atendido. 

“A operação tem como objetivo principal garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados. É importante estar ciente que, segundo a Lei Estadual nº 3454/2019, o prazo máximo de espera é de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em vésperas e após feriados”, disse o superintendente do Procon, Rafael Pereira Parente.

Onze bancos ainda foram autuados por diversos problemas, como caixas eletrônicos inoperantes, ausência de dinheiros nos caixas eletrônicos, ausência de emissão de senha para pessoas idosas maiores de 80 anos e ausência de emissão de senhas numéricas, contendo o nome e número da instituição, número da senha e data e horário de chegada dos consumidores.

“As agências bancárias têm que, obrigatoriamente, garantir que o tempo máximo de espera do consumidor não seja ultrapassado. É fundamental que os consumidores fiquem atentos e denunciem qualquer prática que desrespeite seus direitos”, ressaltou o diretor de fiscalização do Procon, Magno Silva. 

Banco do Brasil também foi fiscalizado

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