Com novo prazo, interessados terão até o dia 1º de agosto para se inscrever.
Notícias do Tocantins - Foram prorrogadas as inscrições nos programas de iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIT) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com o novo prazo, elas poderão ser realizadas até o dia 1° de agosto. A iniciativa é uma parceria da Ebserh com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Das 665 vagas ofertadas para toda a Rede de Hospitais da Rede, 15 serão destinados ao Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), sendo 09 de PIC e 06 pelo PIT. Em ambas as iniciativas, as bolsas dos graduandos selecionados serão de R$ 700,00 mensais e terão a vigência de 12 meses.
Nos editais estão as informações para participação tanto do PIC quanto do PIT para os estudantes que desejam integrar-se em projetos que envolvem ensino, pesquisa e inovação nos hospitais universitários federais administrados pela Rede Ebserh. Ao total, o investimento da estatal nas iniciativas é de aproximadamente R$ 5,4 milhões.
O resultado final dos dois também sofreu alteração e agora está previsto para o dia 27 de agosto. Ambos os programas destinam 50% das bolsas à ampla concorrência e 50% ao sistema de cotas, promovendo a inclusão e a diversidade. As inscrições podem ser realizadas pelos links fornecidos nos respectivos editais. Ele é único para cada programa, elaborado pela sede da Ebserh, válido para todos os hospitais da rede. As seleções dos bolsistas continuam a cargo dessas unidades.
Objetivos
Dentre os objetivos do PIT e do PIC, estão a promoção do contato de estudantes de graduação com técnicas e métodos científicos/tecnológicos aplicados à área da saúde, além do estímulo ao desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno, que será orientado por um pesquisador(a) experiente e atuante em sua área do conhecimento.
Ambos os programas enfatizam a contribuição para a formação científica e tecnológica de recursos humanos entre os beneficiários de políticas de ações afirmativas; a ampliação do acesso e a integração desses estudantes à cultura científica e tecnológica, além do fortalecimento das políticas afirmativas nas instituições públicas.