Tocantins

Projeto cria política de saúde vocal do professor no Tocantins e reduz até 30% da jornada

Professores com mais de 20 anos de trabalho teriam redução de carga horária.

Por Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

28/05/2022 10h36 - Atualizado há 4 semanas
Projeto cria política de Incentivo à Saúde Vocal do Professor

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) institui a Política de Incentivo à Saúde Vocal do Professor da Rede Estadual de Ensino, como medidas de prevenção e tratamento aos distúrbios causados pelo uso da voz no exercício da função.

O objetivo é garantir assistência e orientação aos professores sobre o uso adequado da voz e a realização de exames, a fim de detectar casos de disfonias.

Conforme o projeto nº 675/2022, apresentado no dia 17 de maio, a política terá caráter fundamental preventivo, porém, uma vez detectada alguma disfonia, será garantido ao professor o total acesso a tratamento fonoaudiológico e médico a ser fornecido pelo Poder Executivo ou qualquer entidade parceira.

Ao professor acometido por problemas na voz, deve ser feita avaliação quanto à necessidade da sua permanência em sala de aula ou a necessidade de redução da carga de trabalho, ou afastá-lo de suas funções, temporária ou definitivamente, para outras que não exijam o uso por tempo prolongado da voz.

Outra medida prevista no projeto de lei prevê redução de até 30% da carga horária em sala de aula, sem prejuízo da remuneração integral, aos professores com mais de 20 anos de efetivo exercício.

O autor do projeto, deputado Ricardo Ayres, afirma que são notórios os riscos ocupacionais presentes nas instituições escolares relativos ao ambiente e organização do trabalho que trazem prejuízos à saúde e a voz dos professores.

O projeto será analisado pelas comissões permanentes da Assembleia, votado em plenário e, se aprovado, enviado ao governador para sanção ou veto.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.