Na Assembleia Legislativa

Araguaína pode se tornar a capital do Estado por um dia; 'reparação histórica', diz Jorge Frederico

Durante a luta pela criação do Estado havia a promessa de que Araguaína fosse a capital.

Por Redação 1.223
Comentários (0)

01/03/2023 14h36 - Atualizado há 1 ano
Pela proposta, Araguaína será a capital do Estado no dia 14 de novembro, data do seu aniversário

O deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa do Tocantins um projeto de lei que torna Araguaína a capital simbólica do Estado por um dia a cada ano. Essa homenagem deve acontecer no mês de novembro, em alusão ao aniversário do município.

Jorge Frederico explicou que Araguaína é a segunda maior cidade do estado em número de habitantes e merece esse reconhecimento.

"Trata-se de uma cidade pujante, independente e que tem a luta de um povo trabalhador gravada em sua história. É mais que justo, é quase uma reparação histórica, que Araguaína receba a homenagem de, no dia de seu aniversário, tornar-se a capital simbólica do Tocantins”, disse o deputado.

O projeto de lei explica que a propositura possui caráter autorizativo, bem como, realiza a transferência da capital de forma simbólica, não gerando aumento de despesas para o Estado, estando de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Durante a luta pela criação do Tocantins havia a promessa de que Araguaína fosse escolhida para a ser a capital do novo estado, mas o sonho não se concretizou, gerando uma grande revolta na população e até protestos com a interdição da BR-153 na época. Esse episódio marcou a história da cidade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.