Luto

Promotor de justiça aposentado morre vítima da covid-19 no Tocantins; MPTO decreta luto

Ele deixa a esposa e dois filhos. Corpo não será velado em razão da pandemia.

Por Redação 1.651
Comentários (0)

08/08/2020 08h57 - Atualizado há 3 anos
Promotor José Kasuo Otsuka

O promotor de justiça aposentado José Kasuo Otsuka faleceu aos 67 anos vítima da covid-19, na madrugada deste sábado (08). Ele estava internado desde 29 de julho.

Dr. Kasuo, como ele era conhecido, nasceu em Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo, aposentou-se em novembro de 2014 e deixa a esposa e dois filhos. A Procuradora-Geral de Justiça do Tocantins, Maria Cotinha Bezerra Pereira, decretou luto oficial de três dias no âmbito do órgão.

O corpo do promotor não será velado em virtude da pandemia. O sepultamento está marcado para ocorrer às 11h no Cemitério Jardim das Acácias, em Palmas. 

Conforme o Ministério Público, Kasuo deixa um legado para a história do órgão por sua atuação em defesa dos idosos, das mulheres e dos Direitos Humanos como um todo. Ele também se destacou na área acadêmica, quando foi coordenador do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e ajudou a pensar nos rumos da instituição.

Sua carreira no Ministério Público começou em 1991, quando foi titularizado na Promotoria de Justiça de Axixá ao ingressar na instituição. Atuou ainda nas comarcas de Pedro Afonso, Guaraí, Colinas, Araguacema, Arapoema, Paranã, Natividade, Palmeirópolis, Taguatinga, Arraias, Aurora, Itacajá, Cristalândia, Pium, Colmeia e Novo Acordo. Em 1999, foi removido para atuar na capital.

Também assumiu funções na alta administração do órgão. Em 1998, foi assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça e, em duas gestões, assumiu a chefia de gabinete da PGJ, em 2000 e 2012. Também coordenou o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e o Centro de Apoio Operacional da Mulher.

Dr. Kasuo ainda foi assessor no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, integrou as comissões permanentes de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e do idoso, ambas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG).

“Dr. Kasuo era notável por sua atuação. Ele deixa um legado para nós, um exemplo de profissional que nos servirá como guia”, ressaltou a Procuradora-Geral de Justiça do Tocantins, Maria Cotinha Bezerra Pereira.

NOTA DE PESAR

"A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) manifesta profundo pesar pelo falecimento do promotor de Justiça José Kasuo Otsuka, ocorrido na madrugada deste sábado, 08, vítima de Covid-19.

Kasuo foi um dos homenageados na solenidade em comemoração aos 30 anos da Unitins, em fevereiro deste ano, em reconhecimento por todo apoio prestado à Unitins e à educação no Tocantins. O promotor atuou na Universidade à frente da Coordenação do curso de Direito, em Palmas, e contribuiu grandemente para o desenvolvimento da instituição.

A comunidade acadêmica presta condolências à família e amigos."

_____________________________________

"É com imenso pesar que recebi neste sábado, 8, a notícia de falecimento do promotor de Justiça aposentado, Dr. José Kasuo Otsuka. Dr. Kasuo, como era conhecido, trouxe grandes contribuições para o fortalecimento das instituições, entre elas o Ministério Público. 

Pioneiro no Estado, também deixou sua marca registrada na área acadêmica, quando foi coordenador do curso de Direito da Unitins.

Em nome do Estado do Tocantins quero agradecer ao Dr. Kasuo pela sua dedicação de forma relevante para o crescimento institucional do nosso Estado e pela sua brilhante trajetória em prol da nossa sociedade. 

Neste momento de pesar, venho prestar minha solidariedade à família e aos amigos e pedir ao nosso Deus que dê conforto a todos para superar essa perda irreparável. A todos os meus sentimentos. 

Mauro Carlesse |  Governador do Estado do Tocantins"

____________________________________

"A Associação Tocantinense do Ministério Público  se solidariza com a família e amigos do promotor de Justiça aposentado José Kasuo Otsuka, em razão de seu falecimento, ocorrido nesta madrugada em Palmas.

Neste momento de dor, externamos nosso voto de pesar pela grande perda e agradecemos a dedicação e trabalho prestado ao Ministério Público do Tocantins desde 1991, atuando nos municípios de Axixá do Tocantins, Pedro Afonso, Guaraí, Colinas do Tocantins, na Capital e, por último, na chefia de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, aposentando-se em 2014. Nos ano de 1999 a 2001 ele foi tesoureiro da ATMP."

____________________________________

"É com grande pesar que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi) lamenta o falecimento do promotor de Justiça aposentado José Kasuo Otsuka, ocorrido na madrugada deste sábado, 08, por complicações da Covid-19, e que estava internado desde a última quarta-feira, 29.

Dr. Kasuo, como era conhecido, foi eleito como titular no Comdipi para representar a Associação do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoa com Deficiência (Ampid), na última quinta-feira, 06, para ocupar uma cadeira da entidade no biênio 2020-2022.

Lamentavelmente, perdemos esta pessoa especial, que deixou na história tocantinense um grande legado na atuação em defesa da pessoa idosa, das mulheres e dos Direitos Humanos como um todo. Promovendo a Justiça em todas as suas ações e sempre demonstrava amor pelo seu trabalho.

Que neste momento de imensa dor e perda, que a família e amigos tenham seus corações reconfortados, sabendo que continuaremos na luta, inspirados por Dr. Kasuo, promovendo a justiça e os direitos da pessoa idosa."

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.