Queremos vacina!

Quase 180 mil vacinas estão estocadas nos 139 municípios do Tocantins, sem aplicação

Lentidão na vacinação tem deixado o Estado nas últimas posições.

Por Redação 1.813
Comentários (0)

16/06/2021 08h39 - Atualizado há 2 anos
MPTO cobra vacinação da população em geral

Quase 30% das doses das vacinas distribuídas aos 139 municípios do Tocantins ainda se encontram armazenadas, aguardando para serem aplicadas na população. Palmas está entre as duas únicas capitais do país que ainda não iniciaram a vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários (população em geral). Quase 60% dos pacientes internados em UTI Covid no Estado são da faixa etária inferior aos 60 anos, principalmente 50 a 59 anos.

Essas são as principais razões pelas quais o Ministério Público do Tocantins está pressionando os gestores da saúde por agilidade na vacinação e ampliação para a população em geral, sem comorbidades. 

O Tocantins está entre os estados mais lentos na vacinação, na 22ª posição. Das 681.250 doses recebidas, 643.041 foram distribuídas e apenas 463.517 aplicadas (só 72%). A informação foi consultada no portal Integra Saúde, nesta quarta-feira (16). Veja aqui o ranking de vacinação por município.

Conforme o MPTO, o comparecimento de pessoas dos grupos prioritários nos postos de vacinação tem se reduzido de forma considerável nos últimos dias, sendo exemplificada a situação de Palmas, em que uma parte considerável das vagas de vacinação por agendamento não foram preenchidas.

O MPTO destaca a necessidade de medidas urgentes também em razão da situação epidemiológica do Estado, cuja taxa de ocupação de leitos de UTI é de 100% em quase todas as unidades hospitalares.

O secretário estadual da Saúde tem 5 dias para informar as medidas que serão adotadas.

O governador Mauro Carlesse reconheceu que o Tocantins está muito lento na aplicação da 2ª dose e reclamou da demora de alguns prefeitos em buscar as vacinas na capital. 

“Peço aos prefeitos que não demorem a buscar suas vacinas, porque a gente sabe que alguns prefeitos demoram três, quatro dias para buscar as vacinas e é importante para nós que sejamos rápidos para avançarmos na vacinação. Podem contar com a estrutura da Secretaria Estadual da Saúde para ajudar em alguma situação que estejam tendo dificuldade”, ressaltou o governador.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.