Anemia falciforme

Medicamento que evita anemia e dores intensas está em falta na saúde pública do Tocantins

A falta da medicação ocasiona dores intensas e lesões graves na pele e nos ossos dos pacientes.

Por Márcia Costa 1.644
Comentários (0)

29/07/2020 09h43 - Atualizado há 3 anos
Medicação está em falta no SUS

Os tocantinenses que fazem tratamento contínuo para anemia falciforme estão sem receber a medicação da Secretaria de Estado da Saúde há cerca dois meses. A situação tem afetado vários pacientes e a falta do medicamento pode ocasionar, além de anemia, infecções, crise de dor e fadiga. 

A hidroxiuréia é atualmente a única medicação aprovada especificamente para esse tipo de tratamento e distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

O morador de Araguaína Felismar Palmeira Costa depende do medicamento controlado há mais de 10 anos. Ele tomou o último comprimido no dia 26 de julho e está preocupado.

"Tenho 34 anos e dependo da medicação desde os meus 18 anos quando fui diagnosticado [com anemia falciforme]. Essa não é a primeira vez que o Estado deixa de fornecer a medicação. Nas outras vezes eu denunciei na Defensoria Pública e eles acionaram o Governo. Dessa vez, os servidores não sabem nem o motivo da falta da medicação e nem tem a previsão para começarem a ofertar", relatou.

A falta da medicação pode ocasionar sérios problemas aos portadores da anemia falciforme, como: crises de dores e, se muito intensas, os pacientes devem buscar uma unidade hospitalar o mais rápido possível para hidratação e receber bolsas de sangue. A doença também causa lesões na pele e nos ossos.

A anemia falciforme é uma doença genética muito comum no Brasil e se manifesta com anemia crônica e crises dolorosas ao longo da vida.

O QUE DIZ A SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou à reportagem que abriu processo de aquisição do medicamento hidroxiuréia e que está buscando todos os meios legais para garantir a continuidade da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.