Para o SUS

Profissionais da saúde debatem acolhimento humanizado a pacientes do SUS no Tocantins

Semana será realizada entre os dias 25 e 29 de abril, em Palmas.

Por Redação
Comentários (0)

22/04/2022 09h03 - Atualizado há 1 ano
Acolhimento é o assunto principal na Semana Estadual de Humanização.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza de 25 a 29 de abril, a Semana Estadual de Humanização da Rede SES-TO, em Paraíso do Tocantins, no Teatro Cora Coralina. Os eventos trazem como tema ‘Acolhimento nos Serviços de Saúde’. 

O assessor técnico de humanização da Saúde, Wendy Delgado explicou que a Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003, para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção à mudança que proporcione melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho. Esta é a intenção da semana que contará com a participação de todas as unidades hospitalares, que terão alguma programação voltada para a temática”, disse o assessor.

O mês de abril, em todo o território nacional, é voltado para incentivo às práticas de humanização da PNH. No Tocantins as ações serão concentradas nas Unidades de Paraíso do Tocantins, Palmas e Araguaína.

PROGRAMAÇÃO

A ‘Semana Estadual de Humanização’ será aberta oficialmente em Paraíso do Tocantins, no dia 25, das 14h às 17h. A organização é da equipe do Hospital Regional de Paraíso, Secretaria Municipal de Saúde e área técnica da SES-TO, e contará com a participação de representantes de 15 municípios da região, que farão exposição em banners de ações exitosas de ‘Boas Práticas de Humanização’.

O evento terá uma roda de conversa sobre o tema ‘Acolhimento nos Serviços de Saúde’ com a participação o diretor da DRMATS, Robson José da Silva, o enfermeiro e assessor de humanização da Saúde, Wendey Delgado da Cunha, a assistente social e supervisora da humanização do Hospital Geral de Palmas (HGP), Goiamara Borges e o psicólogo do Hospital Regional de Paraíso, Hugo Marques.  

No dia 27 a equipe estará em Araguaína, no Hospital Regional de Araguaína (HRA), das 9 às 11h com uma roda de conversa sobre a ‘Gestão colegiada e os desafios de implementar a gestão participativa’, proposto pela PNH e adotados como estratégia de gestão no âmbito da SES-TO. A programação é organizada pela equipe do HRA, Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-TO) e Hemocentro de Araguaína (HEMARA).

A semana encerra no Hospital Geral de Palmas (HGP), com a mostra de experiências exitosas, no hall de entrada do setor de internação, das 9 às 12h, que contempla a diretriz ‘Valorização do trabalho e do trabalhador’ e o dispositivo ‘Memória do SUS que dá certo’, proposto pela PNH.  A organização deste evento é por conta da equipe de humanização do HGP e da assessoria de humanização da SES-TO.

As equipes do HGP e da SES-TO também organizaram uma vasta programação paralela na unidade hospitalar, que inicia no próximo dia 25, com a oficina ‘Vida com Saúde é bem Melhor’ e hora do relax, no hall do 4º piso. No dia 26 terá roda de conversa sobre acolhimento, segurança e saúde no trabalho e oficina terapêutica. Dia 27, oficina de sensibilização sobre o brincar no ambiente hospitalar, reunião de integração e feira dos trabalhadores. Já no dia 28, haverá bazar solidário, oficina sobre o brincar, hora do relax e atividades com alunos de enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

PNH

A Política Nacional de Humanização (PNH) constitui-se estratégia para colocar em prática os princípios do SUS, no cotidiano das práticas em saúde.  Ela propõe as diretrizes e os dispositivos para melhorar o trabalho, acolhimento, cogestão, defesa dos direitos dos usuários e valorização do trabalhador, que podem ser implementados nos serviços de saúde para qualificação da gestão e do cuidado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.