Portugal

Secretário destaca crescimento do turismo no Tocantins em jantar com ministro de Portugal

Encontro ocorreu em Portugal nesta quarta–feira, 11.

Por Redação
Comentários (0)

13/03/2020 08h46 - Atualizado há 4 anos
Encontro em Portugal

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, destacou o aumento dos indicadores do Turismo no Tocantins durante jantar, nesta quarta-feira (11), na residência oficial do embaixador do Brasil em Portugal, Carlos Simas Magalhães, acompanhado do ministro do Turismo, Marcelo Álvares Antônio, e do ministro da Indústria, Comércio, Serviço e Turismo de Portugal, Pedro Siza Vieira.

Tom Lyra fez referência ao aumento de 185% em relação ao 2018, no número de empregos gerados no setor, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Lyra advertiu ainda que estes indicadores trazem novas exigências e desafios ao Estado.

O aumento recente no Tocantins de 39% no fluxo de turistas e de 185% em empregos gerados em relação ao ano passado é bom, está feito, mas precisamos fazer mais", acrescentou. Tom Lyra definiu ainda como um desafio a consolidação do turismo nas sete regiões turísticas tocantinense nos próximos três anos.

Novos mercados

Tom Lyra destacou a diversificação de mercado dos que procuram o estado como opção turística, que reduziu a dependência dos destinos tradicionais, como Jalapão, Cantão e Serras Gerais. "Temos agora mercados novos que são descobertos pelo governo e que podem ser aproveitados pelos turistas", disse.

O secretário reiterou ainda que isto aconteceu não por uma queda no volume dos destinos tradicionais, mas porque “fomos capazes de atrair pessoas de todo o mundo e do mercado interno para todo o Tocantins com o intenso trabalho de divulgação em eventos no País e pelo mundo afora, o que resultou em um aumento do fluxo de turistas americanos, franceses, alemães, canadenses, ingleses e holandeses na rota da pesca esportiva”.

Esforço do governador

Por último, o secretário Tom Lyra frisou o esforço intenso do governador Mauro Carlesse na promoção externa do destino Tocantins com a marca "Descubra o Tocantins” e também o empenho do governador em adequar o estado com o Plano Anual de Turismo, aliado a melhorias na infraestrutura.

Para Tom Lyra, a política econômica do governo e a estabilidade política, aliado a segurança jurídica, sem dúvida, eleva o nível de confiança de quem procura o Estado para fazer negócios, incluindo os próprios empresários do setor. “Acertamos na política de promoção e marketing, mas a política adotada pelo governador Mauro Carlesse nesse setor foi um dos fatores primordiais para este crescimento”, reiterou.

Segundo Tom Lyra, o governador entende que o turismo só valerá a pena no Tocantins na medida em que valer para os tocantinenses, para os turistas e para a região no seu todo. "Não nos acomodemos. O que nos deve motivar e desafiar é o que está à nossa frente, o que ainda falta fazer e que temos de fazer melhor e diferente. É aí que reside essa ideia de atração com sustentabilidade. Não podemos nos acomodar nem se deslumbrar com o crescimento", afirmou.

Segundo o ministro do turismo do Brasil, Marcelo Álvares Antônio, o Tocantins deve manter-se na tendência de crescimento neste setor no Brasil. “A política de incentivo do governador Mauro Carlesse, aliado a uma gestão cada vez mais criteriosa na divulgação do seu estado, contribui ainda mais para alcançar os resultados desejados”, acrescentou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.