Problema no abastecimento

Sem materiais, Tocantins fará testes de covid-19 só em pacientes hospitalizados ou mortos

A Secretaria da Saúde disse que abriu um processo emergencial para aquisição dos itens.

Por Redação 2.479
Comentários (0)

13/06/2020 11h55 - Atualizado há 3 anos
Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen)

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) comunicou, nesta sexta-feira (12), que vai restringir a testagem de casos suspeitos da covid-19 em razão da falta dos materiais utilizados na etapa de extração do material genético para o exame pelo método de RT-PCR.

Conforme o laboratório, a dificuldade de abastecimento e aquisições de kits é generalizada em âmbito nacional.

Por causa do problema, o Lacen fará testes somente em pacientes que já estejam hospitalizados na rede pública e privada de saúde, e também nos casos de óbitos com a suspeita da covid-19.

As amostras dos demais casos e unidades de saúde dos 139 municípios do estado serão acondicionadas para testagem após a regularização do estoque.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que os testes para o método RT-PCR sempre foram distribuídos pela Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), departamento do Ministério da Saúde.

Ainda conforme a Saúde, o problema no abastecimento dos kits de extração ocorreu durante uma videoconferência realizada no último dia 02/06 e desde então a secretaria tem intensificado ações para reestabelecer o abastecimento e garantir a continuidade das testagens.

“São insumos de alto custo e com alta demanda em todo país e toda a Rede tem tido dificuldade em adquirir esses itens sob pronta entrega pelos fornecedores e representantes comerciais”, esclareceu a saúde.

A Secretaria afirmou ainda que abriu um processo emergencial para aquisição dos itens necessários ao reestabelecimento da rotina de testagens do Lacen-TO.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.