Tocantins

Contratação, demissão, cessão de servidores e data-base: cartilha tira dúvidas sobre ano eleitoral

Cartilha traz recomendações sobre a atuação dos servidores durante o período eleitoral.

Por Redação 1.889
Comentários (0)

04/04/2024 14h52 - Atualizado há 3 semanas
Urna eletrônica

Notícias do Tocantins - O Governo do Tocantins disponibilizou o Informativo Eleitoral 2024 - condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral. O material, produzido em formato digital, busca orientar os servidores quanto às ações realizadas no decorrer do período eleitoral, no intuito de preservar o ambiente democrático. 

O informativo está disponível aqui. Além desse material, a Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO) publicou o Guia Sobre as Condutas Vedadas aos Agentes Públicos, produzido com uma linguagem acessível, para atender todos os públicos. 

A cartilha traz alguns assuntos, como conceitos como a definição de agente público para fins eleitorais; as consequências do uso indevido da estrutura do Estado e do desvio ou abuso do poder de autoridade; além de orientações sobre a conduta ética a ser adotada durante o período eleitoral.  

Princípios 

A cartilha evidencia princípios como o que rege a participação de agentes públicos no pleito. É permitido, por exemplo, que possam participar, fora do horário de trabalho, de eventos de campanha eleitoral, devendo observar, no entanto, os limites impostos pela legislação, bem como os princípios éticos que regem a administração pública.

É dever dos agentes públicos estaduais, portanto, priorizar o interesse público ao particular e zelar para que o Governo do Tocantins continue exercendo suas atribuições constitucionais com excelência e isenção política, em benefício da população. 

Elaboração 

O informativo foi elaborado pelas equipes técnicas da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO) e PGE. A cartilha está inserida numa estratégia de promoção da qualidade na gestão pública e faz parte da Política de Governança Pública e Compliance da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, instituída por meio do Decreto estadual n° 6.395, de 1º de fevereiro de 2022.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.