Reajuste concedido em 2007

Após passar por 5 governadores, obrigação de pagar reajuste de 25% cai nas mãos de Wanderlei

Ação tramitava no Poder Judiciário há mais de 15 anos.

Por Redação 7.405
Comentários (0)

09/02/2023 10h52 - Atualizado há 1 ano
Após várias gestões, caiu nas mãos de Wanderlei Barbosa o desafio de implementar o reajuste salarial

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, nesta quarta-feira (8), a certidão de trânsito em julgado da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI-4013), que trata do reajuste de 25% concedido aos servidores públicos estaduais do Quadro Geral e da Saúde ainda no ano de 2007. Com isso, não cabe mais recurso por parte do governo do Estado.

Recentemente, a Suprema Corte negou Embargos de Declaração do Governo do Tocantins e confirmou a inconstitucionalidade de trechos das leis tocantinenses, 1.866/2007 e 1.868/2007, que revogaram o reajuste.

A ação tramitava nos tribunais há mais de 15 anos, passando pelos governos de Marcelo Miranda, duas vezes; Carlos Gaguim; Siqueira Campos; Sandoval Cardoso; Mauro Carlesse e agora caiu nas mãos de Wanderlei Barbosa o desafio de implementar o reajuste salarial. O pagamento dos valores retroativos terá impacto bilionário nas contas públicas do Estado.  

Com o trânsito em julgado, o governo do Estado fica obrigado a aplicar imediatamente o reajuste de vencimentos de 25% nas tabelas financeiras, contemplando, sobretudo, os novos concursados que tomaram posse em momento posterior ao ingresso da ADI-4013 no STF.

A Associação de Assistência Jurídica dos Servidores Públicos do Tocantins (Ajusp-TO) já protocolou ofício ao Governo do Estado, na manhã desta quinta-feira (9), cobrando a criação de comissão para debater a implementação do reajuste na tabela financeira do servidor. 

Em dezembro do ano passado, o governo alegou que a ADI ainda se encontrava em trâmite no Supremo Tribunal Federal, sem certificação de trânsito em julgado, desse modo, deveria aguardar o desenrolar normal do processo até o seu deslinde final, para análise quanto à implementação do aumento de 25% nas tabelas de vencimentos dos servidores.  

Já no dia 10 de janeiro de 2023, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) encaminhou ofício ao secretário-Chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, comunicando sobre a decisão proferida pelo STF no último recurso impetrado pelo Estado e orientando o cumprimento do julgado. "Colhemos do ensejo para orientar sejam adotadas as providências necessárias e/ou possíveis visando o fiel cumprimento da referida decisão, bem como nos sejam encaminhadas informações e/ou documentos que comprovam tais providências”, afirmava o ofício.  

O presidente da AJUSP-TO, Cleiton Pinheiro, disse que o aumento de vencimentos deverá ser aplicado a todos os servidores que ocupam ou que vierem a ocupar cargos dos referidos quadros, uma vez que se trata de servidores efetivos ocupantes de cargos idênticos, vinculados ao mesmo Poder Executivo e com o mesmo enquadramento, não havendo razão para tratamento diferenciado, em razão do princípio da isonomia.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.