Início em Santa Rosa

Feira da Colheita vai percorrer 60 municípios tocantinenses para fomentar a agricultura familiar

Evento é fruto de recursos provenientes de uma emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões.

Por Redação
Comentários (0)

29/04/2024 15h18 - Atualizado há 3 semanas
Pronunciamento de abertura da feira

Notícias do Tocantins - O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) iniciou a primeira edição da feira da Colheita, no município de Santa Rosa, povoado Cangas na manhã deste domingo (28). A feira marca o início de um evento que percorrerá 60 municípios tocantinenses, abrangendo todas as regiões do Estado.

O evento, que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de abril, é fruto de recursos provenientes de uma emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões, e é executado pelo Ruraltins em colaboração com o Ministério da Agricultura e Pecuária, além das prefeituras municipais.

Com duração de três dias, a Feira da Colheita está movimentando o povoado de Cangas, em Santa Rosa, com a presença e o engajamento de agricultores familiares que expõem seus produtos na cidade durante o período do evento. Além disso, o comércio local também está se beneficiando com o aumento da movimentação econômica nos restaurantes e o consumo de produtos da agricultura familiar pela comunidade.

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou a importância do evento para os produtores locais e para a população de Cangas, enfatizando a variedade de atividades oferecidas durante a feira, como palestras, treinamentos e capacitações direcionadas especialmente para os agricultores da região.

"Além de expor e comercializar os produtos da própria comunidade, nós também trazemos vitrines com as cadeias produtivas, os nossos parceiros com palestras, treinamentos, capacitações, totalmente direcionadas para o público da comunidade, ou seja, para os nossos agricultores da agricultura familiar", afirmou o presidente.

O prefeito de Santa Rosa, Levi Teixeira, expressou sua gratidão ao governador do Estado e demais autoridades responsáveis pela realização do evento, e aproveitou a oportunidade para propor a expansão da feira para o 20º Festival de Música Folclórica que ocorrerá no município de Santa Rosa nos dias 30 de maio a 2 de junho.

“Na oportunidade, agradeço ao governador Wanderlei Barbosa e demais autoridades responsáveis por esse grandioso evento que traz benefícios a esse povoado. Quero pedir que esse evento ocorra também em nosso 20º Festival de música folclórica, que irá ocorrer nos dias 30 de maio a 2 de junho, no município de Santa Rosa, para que a gente possa atender outras comunidades, como a quilombolas, assentamento Bom Jesus, Carajás e demais regiões que estão próximas ao município”, ressaltou o prefeito.

Na sequência, o professor doutor Clayton Milagres, do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológico (Nerudes), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), iniciou as palestras abordando o tema do associativismo, em uma didática motivacional, com o objetivo de despertar nos agricultores a importância do trabalho coletivo e demonstrar que a roça também é um negócio viável quando realizado de forma organizada e participativa.

Satisfeito com a feira, o produtor Geraldo Neto Costa de Araújo compartilhou sua experiência, destacando a importância do evento para os produtores locais.

"Eu acho muito importante para nós produtores, é mais uma oportunidade para a gente vender nossos produtos. Hoje trouxemos bolo de arroz, pimenta malagueta, requeijão, limão, banana maçã, mandioca e já vendemos quase tudo. A gente só tem a agradecer a vocês por nos dar essa oportunidade", afirmou Geraldo.

Palestra motivacional
Exposição de bagfish

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.