Reuniões

Tiago e Ronaldo Dimas buscam alternativas para voos regionais com aviões pequenos no Tocantins

Segundo eles, aviões de pequeno porte poderiam ser os ideais para operar no Estado.

Por Redação
Comentários (0)

17/09/2019 08h21 - Atualizado há 4 anos
Tiago Dimas (esq.) e Sandro Armando

Na busca por alternativas para a aviação regional do Tocantins, o deputado federal Tiago Dimas (SD) e o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, participaram, no final da semana passada, do IBAS (International Brazil Air Show), uma feira sobre o mercado da aviação internacional com foco no mercado brasileiro.

No final da tarde desta segunda-feira, 16 de setembro, o deputado esteve com o governador Mauro Carlesse (DEM) para mostrar a importância de mais ligações aéreas com a capital e debater o tema, solicitando que o chefe do Executivo receba diretores e executivos de companhias interessadas em atuar no Estado, ficando acertado que esse momento ocorrerá em breve.

O encontro foi muito produtivo, pois o governador respalda totalmente a ideia de ampliar a malha aérea tocantinense. “O governador se mostrou entusiasmado e está comprometido com a ideia de trazer as empresas que trabalham com aviões de pequeno porte para o Estado e agora é só uma questão de ajustes de agendas para esse encontro ocorrer”, destacou Tiago Dimas.

Para o governador, a ampliação da aviação regional é muito importante para o Estado, em especial com a possibilidade de implantar voos em cidades que hoje não possuem voos comerciais. “Essa é uma oportunidade de ampliar a nossa malha aérea, atendendo o maior número de pessoas possíveis”, afirmou Carlesse.

No evento em São Paulo, Tiago Dimas e Ronaldo Dimas fizeram uma série de contatos para viabilizar alternativas para novos voos que possam ser instalados no Tocantins, aumentando a ligação do Estado.

Tiago Dimas também foi o único deputado federal do Brasil que participou de um jantar com vários membros da OACI (Organização Internacional da Aviação Civil – na sigla em inglês), entidade ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), que contou com o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), José Ricardo Botelho, e vários dirigentes de entidades de aviação civil de países do continente americano.

Essas empresas usam aviões de pequeno porte, a exemplo do Caravan, de nove passageiros, e trabalham em parceria com companhias grandes no Rio Grande do Sul, no Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Ceará e outros estados.

Os aviões usados por essas empresas oferecem um excelente custo benefício e uma aposta no mercado em companhias regionais, ligando cidades pequenas e médias às conexões com as grandes cidades.

O prefeito Ronaldo Dimas, por sua vez, ressaltou que essas aeronaves poderiam fazer rotas como Araguatins-Araguaína-Palmas, Gurupi-Palmas e ainda a possibilidade de Palmas-Jalapão, Balsas-Araguaína e Redenção-Palmas. “Nós conversamos com os executivos dessa empresa e vamos leva-los para reunião com o governo do Estado. Tenho certeza que com a união de forças poderemos ter parcerias boas para atender a população”, salientou o prefeito.

Para Ronaldo Dimas, caso isso venha a ocorrer, os destinos podem ligar diferentes regiões do Tocantins e contar com até com mais de um voo por dia nas rotas que tiverem maior demanda, o que permitiria, por exemplo, ir a uma cidade pela manhã e retornar ao fim da trade ou início da noite.

Fim da rota Araguaína-Palmas

Em outra frente, Tiago Dimas e Ronaldo Dimas se reuniram com o presidente da Passaredo, José Luiz Felício Filho. A companhia anunciou que não fará mais a rota Araguaína-Palmas, com continuação em Goiânia, Ribeirão Preto até São Paulo. A rota existe há 22 anos e já foi operada por diversas companhias.

“Estamos confiantes que outra companhia opere esses voos no lugar da Passaredo, pois algo que estava há quase duas décadas e meia, com certeza, não é deficitário e o presidente se comprometeu em fornecer dados importantes dessa rota, o que já ameniza os impactos e a nossa chateação com a saída deles”, salientou o deputado.

Pela manhã desta segunda-feira, o parlamentar se reuniu com o presidente da Adetuc (Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa), Tom Lyra, e com o secretário da Fazenda do Estado, Sandro Henrique Armando, para alinhar os próximos passos da estratégia para fazer com que essas empresas operem efetivamente no Estado. “O fortalecimento da aviação regional é bom para o Estado, é bom para nossa economia, é bom para a população e é bom para atrair empresários e pessoas que querem investir no Tocantins”, resumiu Tiago Dimas.

Tiago Dimas (esq.) e Mauro Carlesse
Tiago Dimas (dir.) e Tom Lyra

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.