Alerta vermelho

Tocantins está sob alerta vermelho para risco de alagamentos e deslizamentos, diz Inmet

O alerta é válido para as próximas 24 horas.

Por Conteúdo AF Notícias 1.457
Comentários (0)

15/02/2021 17h55 - Atualizado há 3 anos
Há grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas

Um alerta vermelho foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para grande parte do Tocantins a partir das 15h desta segunda-feira (15). Podem ocorrer deslizamentos de terra e alagamentos em quase todas as regiões do estado.

O alerta é válido para as próximas 24 horas, podendo ser renovado devido à instabilidade do tempo registrada nos últimos dias no Tocantins. Parte do Pará também está sob o mesmo alerta.

Alerta vermelho

O alerta vermelho é o mais alto na escala do instituto e só é emitido quando há previsão de situação meteorológica de grande perigo e fenômenos de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.

Segundo o Inmet, estão previstas precipitações que podem variar de 60 mm a 100 mm/dia, com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas.

Os moradores que vivem em áreas de encosta devem ficar atentos a mudanças no solo, conforme o Inmet. Para quem mora próximo aos rios, a orientação é para monitorar o nível da água.

O Inmet orienta ainda a desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia; observar alteração nas encostas; permanecer em local abrigado e, em caso de inundação, proteger seus pertences da água dentro de sacos plásticos.

Em caso de emergência, o número da Defesa Civil é o 199 e o do Corpo de Bombeiros é o 193.

O alerta está disponível aqui. (os dados são atualizados constantemente). 

Alerta pode ser renovado

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.