Agilidade

Ministério da Economia destaca rapidez do Estado do Tocantins para abertura de empresas

Redução de 26,1% com relação ao primeiro quadrimestre.

Por Redação
Comentários (0)

24/09/2022 09h39 - Atualizado há 1 ano
Mulher empreendedora fazendo doces.

De acordo com dados do Painel Mapa de Empresas divulgados pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, o Tocantins se destacou novamente em relação ao tempo médio para abertura de empresas em agosto deste ano.

Sendo um dos estados mais rápidos da Região Norte para a abertura de empresas no final do segundo quadrimestre de 2022: 17 horas (situação em agosto). Houve, portanto, redução de 26,1% do prazo em relação ao encerramento do primeiro quadrimestre (23 horas, em abril). 

No ranking nacional, Tocantins ocupou a nona posição. Também na Região Norte, o Amazonas registrou prazo de 17 horas; os demais estados apresentaram tempos médios mais longos.

Em Palmas, o tempo médio para abertura de uma empresa, em agosto, foi de 10 horas, o melhor desempenho entre as capitais da Região Norte. Houve, portanto, redução de 56,5% em relação a abril (23 horas). Com esse desempenho, Palmas ocupa a nona posição no ranking das capitais mais rápidas na abertura de empresas, em todo o país.

No segundo quadrimestre deste ano, 8.781 empresas foram abertas no Tocantins, representando retração de 4,9% sobre o resultado apurado no primeiro quadrimestre. O Estado encerrou agosto com 127.433 empresas ativas.

O prazo médio para abertura de uma empresa, considerando a média de todo o Brasil, caiu para 23 horas ao final do segundo quadrimestre deste ano (ou seja, em agosto). É o menor tempo médio já registrado. O patamar atual representa queda de 17 horas (42,5%) em relação ao primeiro quadrimestre do ano (encerrado em abril).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.