Meteorologia

Com fim das chuvas, Tocantins se prepara para tempo seco, ventania e altas temperaturas

Há previsão de muita variação da nebulosidade com pancadas de chuvas.

Por Redação 584
Comentários (0)

29/04/2021 14h23 - Atualizado há 2 anos
Estiagem no Tocantins tem vento, tempo seco e temperaturas elevadas

O período chuvoso 2020/21 no Tocantins se aproxima do fim, cedendo lugar à estiagem e trazendo o período seco com temperaturas mais elevadas, tão características da nossa região. Mas isso não significa dizer que as chuvas cessarão de imediato. A expectativa é que a semana continue com muitas áreas de instabilidade.

Estamos com um fenômeno meteorológico nas camadas mais altas da atmosfera favorecendo a entrada de umidade no Tocantins e, dessa forma, teremos mais chuvas nos próximos dias. É o que explica o coordenador do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), pesquisador José Luiz Cabral da Silva Junior.

A tendência é que os próximos dias fiquem com muita variação da nebulosidade e com pancadas de chuvas em algumas regiões, principalmente na região central, na parte mais oeste e na região do Jalapão. Também não estão descartadas pancadas de chuvas nas regiões sul e sudeste do Estado”, explica.

Segundo o meteorologista, esse último período chuvoso, 2020/21, “foi muito complicado, muito irregular. Demorou-se para plantar e quando chegamos em meados de fevereiro choveu muito e houve prejuízo em algumas lavouras de soja, principalmente no centro e norte do Estado. Agora, estamos no período de transição e fenômenos meteorológicos transitórios e recorrentes, pois sempre voltam, estão produzindo esse momento no apagar das luzes no nosso período chuvoso”. 

Do ponto de vista hidrológico, a situação não está favorável, avalia Cabral. O sistema elétrico brasileiro continua sob tensão e continua monitorando os grandes reservatórios. O maior reservatório, localizado em Serra da Mesa, está com apenas 30% da sua capacidade.

Sobre o assunto, Cabral afirma que “falta chuva na cabeceira da bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia e isso pode comprometer todo o sistema elétrico. Ademais, o que podemos esperar para o período de estiagem é o de sempre: muito calor com temperaturas em elevação. Isso é promovido pela sazonalidade e isso não muda, temos que conviver com esses dois extremos”.

Alertas meteorológicos 

Apesar do comum compartilhamento dos alertas meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o professor José Luiz Cabral Jr. afirma que não há motivo para pânico ou desespero, mas claro, é necessário manter os cuidados básicos.

"Sempre tem alertas no portal do INMET pegando as regiões ao norte do país. E, pelas características do Tocantins, é muito comum que entremos numa situação de alerta. Fatores geográficos influenciam, como a proximidade com a linha do Equador, e as nuvens que predominam sobre o Tocantins, que são as cumulonimbus - aquelas com características de tempestades, ventanias, rajadas de ventos, descargas elétricas atmosféricas. No entanto, para o tocantinense raiz, isso é recorrente e muito comum, de modo que o simples fato de estarmos sempre com avisos meteorológicos não remete, necessariamente, a perigo e sim que podem ocorrer pancadas de chuvas de forte intensidade num curto intervalo de tempo, como estamos acostumados a presenciar”, pontuou Cabral Jr., reforçando que as pessoas devem se proteger sem entrar em pânico. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.