Luto

Tocantins perde um dos médicos pediatras mais respeitados do estado, aos 62 anos

Ele trabalhou na saúde pública desde 1998 e agora estava aposentado.

Por Redação 8.386
Comentários (0)

05/10/2021 08h19 - Atualizado há 2 anos
Médico Hélio Hermenegildo Marques Maués, 62 anos

Um dos médicos pediatras mais respeitados do Tocantins, Hélio Hermenegildo Marques Maués, faleceu aos 62 anos, nesta segunda-feira (4/10), em Brasília. A causa da morte não foi divulgada.

Ele trabalhou como servidor concursado da Secretaria de Estado da Saúde desde maio de 1998 e atualmente estava aposentado pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev).

Hélio também era secretário de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO). A entidade lamentou a morte do profissional e destacou que ele dedicou sua vida aos pacientes em neonatologia, ramo que cuida de recém-nascidos até o primeiro mês de vida. 

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Pará, Hélio Maués tornou-se especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela UNIRIO, além de mestre, pela UFT.

Hélio Maués participou ativamente da implantação da UTI Neonatal no Hospital Maternidade Dona Regina, em Palmas, onde exerceu a profissão em programas voltados para recém-nascidos do Sistema Único de Saúde (SUS), do qual era um grande defensor.

Também especialista em Homeopatia, pela Sociedade de Homeopatia do Rio de Janeiro, Helio atuou na coordenação estadual e como instrutor de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria e conduziu a Secretaria de Formação Sindical e Relações Intersindicais por mais de uma década. 

"Por tudo que representou para a história da pediatria no Tocantins e agiu na luta pelos profissionais de saúde, o SIMED-TO acredita que o legado memorável do profissional, do amigo e companheiro de caminhada sindical jamais poderá ser esquecido, e rogamos a Deus que ofereça ao Hélio Maués o merecido descanso, e conforte amigos e familiares nesse momento de dor", escreveu o sindicato em nota.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.