Pandemia

Tocantins reduz mortes por covid-19 em quase 50% e Carlesse comemora: 'fico muito feliz'

Trabalho remoto dos servidores contribuiu para a redução dos casos e mortes.

Por Redação 680
Comentários (0)

27/04/2021 10h33 - Atualizado há 2 anos
Governador Mauro Carlesse

Os números de casos novos de covid-19 registrados no Tocantins tiveram uma forte redução no comparativo entre os meses de março e abril de 2021, que também aponta queda no número de óbitos.

A redução de casos novos chega a menos 41,2%. Já a redução de mortes é de 47,7%, conforme dados apresentados abaixo.

Dados

De acordo com os Boletins Epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), de 1º de março a 26 de abril deste ano houve uma redução de 41,2% no número de casos novos de Covid-19, de um mês para outro. Em março, a soma dos boletins contabilizava 28.298 novos casos. Já nos 26 boletins do mês abril (1º a 26) foram registrados 16.639 novos casos da doença. Ou seja, 11.659 casos a menos, levando em consideração que o mês de abril ainda não acabou.

Analisando apenas o período, de 1º a 26 de março e de 1º a 26 de abril, observa-se que no primeiro período houve o registro de 24.218 novos casos; e no segundo período 16.639 como citado anteriormente. Ou seja, 7.579 casos a menos, o equivalente a 31,3% de queda.

Quanto ao número de mortes causadas pela Covid-19, os boletins de março apontam 503 óbitos, dos quais 447 ocorreram em março. Já os boletins de abril apontam 444 mortes, das quais 304 ocorreram em abril e 134 ainda são referentes ao mês de março. Ou seja, ao analisar os dados desses dois meses, vê-se que 581 tocantinenses vieram a óbito em março e 304 em abril, uma redução de 47,7%.

Os boletins de março e abril ainda registram 42 mortes em fevereiro, 7 mortes em janeiro e 13 mortes em diferentes meses de 2020.

Destaques do governador

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, considera que as reduções são resultado das medidas tomadas pelo Executivo Estadual, principalmente, quanto a instituição do trabalho remoto para todos os servidores.

“Se olharmos os dados de março, percebemos um cenário terrível, com muitos casos novos e muitas mortes. Chegou um momento em que a palavra de ordem era evitar aglomeração, por isso, resolvemos adotar o trabalho remoto para todos os servidores, exceto é claro, aqueles que estão na linha de frente e cujas atividades têm que ser desempenhadas de forma presencial”, analisa.

A compreensão e o empenho dos servidores em exercer suas atividades de forma remota e evitar, ao máximo, sair às ruas é destacada pelo governador. “Eu sempre digo que temos o melhor quadro de servidores do Brasil. São pessoas comprometidas em servir bem o povo e sempre que são chamados a uma missão maior, não se furtam em atender esse chamado. Eu fico muito feliz em ver que os casos reduziram e as mortes também, ainda mais por saber que isso se deve ao empenho dos nossos servidores públicos do Estado, que realizaram o trabalho de casa, que evitaram aglomerações nos comércios, nas ruas. E o resultado é esse que estamos vendo”, comemora.

O governador também destaca o trabalho realizado pelos profissionais da área da Saúde. “Eu não posso esquecer jamais de agradecer aos profissionais da Saúde, que estão na linha de frente desde o início da pandemia, atuando nos hospitais, cuidando daqueles que foram acometidos pela Covid-19 e que tiveram o seu quadro de saúde agravado. Para mim, são heróis e heroínas que deixam suas famílias em casa e vão trabalhar com o intuito único de salvar vidas. Muitos deles estão exaustos, mas se Deus quiser, em breve vamos ter mais vacinas e os casos vão reduzir ainda mais e vamos vencer essa pandemia”, ressalta.

Além do trabalho remoto, o Governo do Tocantins adotou o pagamento antecipado e escalonado do funcionalismo. “É uma medida simples, mas importante que tem o objetivo de evitar aglomerações em agências bancárias ou supermercados, por exemplo. Pois a gente sabe que todo trabalhador quando recebe seu pagamento prioriza esses locais para fazer a feira do mês e colocar as contas em dia. Quando a gente divide esse pagamento, da forma que fizemos por áreas, com certeza esses locais terão menos pessoas circulando nesses dias”, destaca o governador.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.