Comitê de Crise

Tocantins tem queda nos casos de covid-19 e Educação prevê retorno das aulas em maio

Governo negocia compra de 1 milhão de doses da Sputnik V.

Por Redação 3.486
Comentários (0)

12/04/2021 17h40 - Atualizado há 3 anos
Reunião com comitê de crise no Tocantins

A redução na curva epidemiológica da Covid-19 no Tocantins e a aquisição de mais vacinas contra o novo Coronavírus foram alguns dos assuntos discutidos na reunião do Comitê de Crise de Combate e Prevenção à Covid-19, nesta segunda-feira (12). A ampliação de leitos clínicos/Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), a vigência dos decretos com as medidas de contenção à proliferação do vírus e o calendário escolar de 2021 também foram abordados durante o encontro on-line.

O governador Mauro Carlesse abriu a reunião comentando a redução na curva de contaminação nos últimos dias. “Essa semana, os indicadores apontaram uma queda no número de casos da Covid-19 no Tocantins. No dia 29 de março, nossa média móvel estava em 766 e, atualmente, está em pouco mais de 379 casos. Isso demonstra que o que temos feito, como a imunização da população, trabalho remoto para os servidores entre outras ações, está dando resultado e isso se deve ao trabalho de todos”, assegurou.

1 MILHÃO DE DOSES

Na semana passada, o governador assinou o pré-contrato para aquisição de 1 milhão de doses da Sputnik V. "Nosso objetivo é vacinar toda a população, se uma pessoa não puder sair de sua casa para ir tomar a vacina, nós vamos levar a vacina até ela, ou vamos buscá-la em casa, mas todos devem ser vacinados. Só com a vacina nós conseguiremos solucionar mais rápido e definitivamente o problema da Covid-19 no Tocantins”, afirmou.

Dados do Vacinômetro disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta segunda-feira (12) apontam que um total de 175.130 doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na população tocantinense, sendo 134.493 da 1ª dose e 40.637 da 2ª dose.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, destacou que a redução no número de casos da Covid-19 se deve a múltiplos fatores como imunização, conscientização da população e também às medidas mais rígidas. “O decreto com tolerância zero para aglomerações, por exemplo, ajudou e muito a criar essa responsabilidade social nas pessoas, mas, ainda não é o momento de aglomerarmos, precisamos continuar usando máscaras, manter o distanciamento e higienizar as mãos continuamente”, frisou.

O secretário Edgar Tollini destacou ainda a abertura de dez leitos de UTI, exclusivos para o tratamento da Covid-19, entraram em operação nesse sábado, 10, no Hospital Regional de Porto Nacional.

Vigência dos decretos

O secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, informou que a tendência é que as medidas de biossegurança estabelecidas pelos decretos n° 6.234 [adota providências para o enfrentamento da Covid-19 no âmbito do Estado do Tocantins] e nº 6.230 [estabelece medidas do enfrentamento da Covid-19 no âmbito do Estado do Tocantins] sejam mantidas para os próximos dias.

“As ações que têm tido bons resultados como a força-tarefa Tolerância Zero e a proibição dos eventos devem continuar em todo o Estado, mas levando em conta a curva epidemiológica nos reuniremos com a SES nos próximos dias para saber se há possibilidade de flexibilização", ressaltou.

Retorno das aulas

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, explicou que o retorno das aulas deve acontecer no dia 3 de maio de maneira adequada ao momento. “Estamos trabalhando na formação continuada dos nossos professores tanto em biossegurança quanto saúde física e mental. E, independentemente de como será esse retorno, se presencial ou remoto, nós estaremos preparados para acolher os alunos”, enfatizou.

A secretária informou também que aSeduc já está pronta para iniciar, a partir do dia 25 de abril, a terceira etapa da entrega dos kits de alimentação para os alunos da rede pública. Nesta etapa, devem ser entregues 170 mil kits.

Outras medidas de enfrentamento

O secretário de Estado da Fazenda, Sandro Henrique Armando, destacou que a Gestão continua em equilíbrio fiscal mesmo diante do aumento de gastos que a pandemia provocou, mas que, para os próximos dias, o foco será a aquisição de vacinas. “Nossas prioridades nos últimos meses têm sido as áreas da saúde e assistência social, mas para os próximos dias nosso foco ficará concentrado também na aquisição de vacinas, porque só com a vacina nós poderemos salvar a vida da população e também a economia do Tocantins”, assegurou.

Já no que diz respeito à conscientização da população, o secretário de Estado da Comunicação, Élcio Mendes, reforçou que já está no ar uma segunda campanha para estimular as pessoas a se vacinarem. “A nossa campanha atual é direcionada aos idosos para que procurem a vacina. Nós já vemos que há um retorno positivo nesse tipo de ação, pois o Tocantins tem figurado no cenário nacional como um dos estados com melhor execução da segunda dose de vacinas em idosos”, destacou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.