Zona Livre

Três municípios do sul do Tocantins já conseguiram zerar número de casos da covid-19

Cidades adotaram medidas como o uso de máscara, distanciamento social e barreiras sanitárias.

Por Nielcem Fernandes 3.685
Comentários (0)

24/06/2020 14h04 - Atualizado há 3 anos
Alvorada, Peixe e Cariri do Tocantins são atualmente zona livre da Covid-19

Após 100 dias da pandemia causada pela covid-19 no Tocantins, três municípios localizados na região sul do estado conseguiram zerar os casos de infecção pelo novo coronavírus.

ALVORADA

Em Alvorada, cidade localizada às margens da BR-153, foram registrados oito casos da doença e todos os pacientes já estão recuperados.

Segundo o secretário municipal de saúde, Alano Odesto Figueiras, o número de casos da covid-19 foi zerado graças ao engajamento da população e das ações do poder público. O município de quase 6 mil habitantes não registra nenhum novo caso da doença desde o dia 27 de maio.

"Fizemos um plano de contingência desde que tivemos a confirmação do primeiro caso de Covid-19 e começamos o monitoramento e a testagem para conter os casos. O engajamento tanto da população, quanto dos pacientes que testaram positivo, foi fundamental. Os pacientes positivos cumpriram o isolamento domiciliar e a população contribuiu respeitando as normas de distanciamento social. Não temos um novo caso registrado no município há mais de três semanas”, afirmou.  

CARIRI DO TOCANTINS

A situação mais crítica durante essa pandemia foi registrada em de Cariri do Tocantins. O pequeno município contabilizou 57 casos da doença e um óbito.

Durante o pico da curva, Cariri foi a única cidade do sul do estado incluída no lockdown decretado pelo Governo Estadual, que suspendeu todas as atividades não essenciais e proibiu a circulação de veículos e pessoas durante uma semana em 35 municípios do Tocantins.

A gestão municipal prorrogou o lockdown e adotou outras medidas para impedir a disseminação do vírus como a agilidade no diagnóstico, tratamento adequado, desinfecção de locais públicos e instalação de barreiras sanitárias. O último caso de infecção pelo novo coronavírus em Cariri foi registrado no dia 02 de junho. Todos pacientes já estão recuperados.

"Adotamos as medidas de segurança preconizadas pelo Ministério da Saúde como o uso de máscaras, distanciamento social e isolamento domiciliar. Além disso, implantamos o Ambulatório Covid para agilizar e direcionar o atendimento de pacientes suspeitos e de casos confirmados da doença. Também instalamos barreiras sanitárias nas entradas da cidade para impedir a circulação do vírus e proteger a nossa população", explicou a secretária.

PEIXE

Com apenas um caso registrado de infecção pelo novo coronavírus, o município de Peixe, também na região sul do estado, é zona livre da covid-19. A única paciente, uma jovem de 22 anos que contraiu o vírus do namorado que mora em Gurupi, já está recuperada da doença.

Conforme o município, o baixo índice de casos na cidade se deve à conscientização da população e das ações implementadas pelo poder público como as regras de distanciamento social e a instalação de barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.