Adia ou não?

TSE vê condições para realizar eleições municipais ainda em 2020, mesmo com coronavírus

O novo presidente do TSE afirmou que a decisão final será tomada em junho.

Por Redação 715
Comentários (0)

22/04/2020 17h45 - Atualizado há 4 anos
TSE vai decidir até junho se adia ou não as eleições municipais

Um relatório produzido por um grupo de trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vê condições para a realização das eleições municipais em 2020, mesmo com a crise provocada pela covid-19.

“À luz do calendário eleitoral vigente e considerado o período em que compilados os dados e projetados os impactos (de 13 a 17 de abril), a alcançar os eventos previstos para o mês de abril, o Grupo de Trabalho conclui que a Justiça Eleitoral, até o momento, tem condições materiais para a implementação das eleições no corrente ano”, diz o recém-divulgado primeiro relatório semanal do grupo.

O TSE afirma que tem adotado diversas providências para adequar as respectivas ações ao cenário atual, como forma de viabilizar a observância do calendário eleitoral. Estão sendo feitos, por exemplo, testes de sistemas e equipamentos eleitorais.

O novo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse nos últimos dias que considera remota a chance de se adiar a eleição de outubro. Se isso ocorrer, ressaltou, deverá ser por um período breve, ainda em 2020.

Barroso considera inconstitucional a proposta feita por alguns partidos políticos de que os mandatos municipais sejam estendidos até 2022, ano em que as eleições para prefeito e vereador seriam, assim, realizadas em conjunto com as geraisBarroso afirmou que a decisão final será tomada em junho.

Se houver adiamento, a tendência é transferir o pleito para o fim de novembro – provavelmente no último domingo do mês, dia 29 – com o segundo turno marcado para 15 de dezembro. Neste caso, os candidatos serão diplomados antes de terem as contas de campanha julgadas pela Justiça Eleitoral.

O grupo de trabalho foi criado pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, com o propósito de analisar os impactos da pandemia de covid-19 no processo eleitoral. 

Com informações do Congresso em Foco.

ASSUNTOS eleições tse

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.