Palmas

UPA Norte em situação caótica: faltam médicos, lençóis e cerca de 30 tipos de medicamentos

A vistoria identificou a falta de medicamentos importantes.

Por Redação 1.055
Comentários (0)

18/10/2019 16h33 - Atualizado há 4 anos
Lençol rasgado na UPA Norte em Palmas

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) vistoriou as condições de atendimento de pacientes e o abastecimento de medicamentos e insumos na Unidade de Pronto Atendimento da Regional Norte (UPA Norte) em Palmas, na manhã desta sexta-feira (18). Foram constatadas falhas na escala médica e ausência de cerca de 30 medicamentos.

A UPA Norte é a principal referência no atendimento de urgência na região norte e central da capital. A responsável pela unidade é a Prefeitura de Palmas, gerida atualmente por Cinthia Ribeiro (PSDB).

O promotor de Justiça Thiago Ribeiro, acompanhado da equipe técnica da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, percorreu os corredores da unidade de saúde, vistoriou departamentos, conferiu estoque de medicamentos e insumos, analisou a escala dos profissionais e ouviu depoimentos de pacientes sobre o atendimento.

A vistoria identificou a falta de medicamentos importantes, como o Transamin, utilizado na prevenção e controle de sangramentos, e Ranitidina, destinado ao tratamento de distúrbios gástricos.

Outro problema constatado e confirmado pela equipe da Unidade de Pronto Atendimento foi a falta de profissionais médicos para fechar a escala de atendimentos e plantões. Atualmente, segundo os dados repassados, há um deficit de médicos para atender à demanda existente e fechar a escala de profissionais.

A equipe do MPTO ainda identificou a insuficiência de lençóis para as macas e leitos da unidade. A vistoria desta sexta-feira foi acompanhada por Antônio Granjeiro Saraiva e Joseane Araújo Franco, integrantes do Conselho Municipal de Saúde. 

Vistoria encontra vários problemas na UPA Norte em Palmas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.