Axixá

Escola pública que funciona em imóvel de vereador é interditada pelos bombeiros

A escola não possui certidão de regularidade do Corpo de Bombeiros.

Por Márcia Costa 1.002
Comentários (0)

07/05/2019 09h11 - Atualizado há 4 anos
Crianças brincam no meio da quebradeira das obras

Uma escola da rede pública municipal de Axixá, norte do Tocantins, foi interditada pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (06) devido a irregularidades e por apresentar riscos à segurança dos estudantes.

O prédio do Centro Educacional Paulo Freire está em obras, com tijolos, pedaços de madeira e de ferros espalhados, mas não há nenhuma grade de proteção para impedir o acesso das crianças.

Segundo professsores, no horário de intervalo, muitos alunos brincam e correm no canteiro de obras, gerando riscos de acidentes. Além disso, a unidade de ensino não possui a certidão de regularidade do Corpo de Bombeiros.

Com a interdição, todas as atividades do centro municipal de ensino foram paralisadas até que as pendências sejam sanadas junto ao Corpo de Bombeiros.

Mas há outro detalhe que chama a atenção.

O prédio onde funciona a escola pertence ao vereador Henrique Santana (PSC), que é aliado do prefeito Damião Castro, mas está alugado à prefeitura e toda a reforma está sendo bancada pelo poder público municipal.

Em tese, o vereador é o fiscal da gestão pública municipal e não poderia manter negócios com a prefeitura. Esse fato já foi inclusive questionado na Câmara Municipal pelo vereador Mauro do Bonfim (DC). O parlamentar acusou o colega de vender um parecer pela rejeição das contas do ex-prefeito da cidade, Auri Ribeiro, que é hoje o principal concorrente de Damião Castro nas eleições 2020. A intenção seria retirá-lo da disputa eleitoral.

"O que nós temos assistido nesses últimos dias é uma verdadeira transformação na escola de propriedade do vereador relator, tirando totalmente a sua imparcialidade no relatório dos balancetes do ex-prefeito Dr. Auri. Está no mínimo obscura essa relação do nobre vereador com o atual prefeito, que tem interesse direto em tirar da disputa o ex-gestor", afirmou Mauro Bonfim.

O AF Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Axixá, mas não obteve respostas.

Imóvel pertence a um vereador aliado do prefeito

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.