Meio ambiente

Vereadora Silvinia solicita criação de plano de compensação de gases poluentes em Araguaína

Segundo a parlamentar, a elaboração de inventários é o primeiro passo para contribuir para o combate do aquecimento global.

Por Márcia Costa
Comentários (0)

13/12/2019 09h41 - Atualizado há 4 anos
Vereador Silvinia

A vereadora Silvinia Pires (PT) protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei que sugere à prefeitura de Araguaína a elaboração de planos para a neutralização e compensação das emissões de gases poluentes gerados pelas atividades da administração pública na cidade.

Silvinia justifica que as ações da sociedade têm provocado alterações significativas no clima do planeta com consequências imprevisíveis e que a responsabilidade nas mudanças climáticas decorrentes da emissão de gases na atmosfera é de todos.

Segundo a parlamentar, a elaboração de inventários é o primeiro passo para contribuir para o combate do aquecimento global.

A vereador afirma no projeto que os planos de neutralização de carbono deverão conter: inventário de emissões de gases de efeito estufa, metas indicativas de redução das emissões, ações de sustentabilidade e redução de emissões, ações de divulgação e conscientização.

Outro requisito apresentado é que o plano deve envolver o consumo de materiais, de energia elétrica, destinação e tratamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos, transporte terrestre de materiais e pessoal, viagens aéreas, deslocamento diário de pessoal.

“O município de Araguaína dá exemplo compensando os gases que ele mesmo produz. Nosso intuito é engajar os órgãos da administração pública municipal na solução desse enorme desafio para o planeta, promovendo a redução das emissões geradas por suas atividades e a compensação das emissões inevitáveis, seja por meio do plantio de árvores do bioma nativo em áreas destinadas à recuperação florestal ou outras atitudes de conscientização ambiental”, disse a vereadora.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.