Sul do Tocantins

Gurupi tem 3 casos suspeitos de coronavírus e MPTO exige ações mais duras de prevenção

A promotoria recomenda o fechamento do comércio temporariamente.

Por Redação 1.900
Comentários (0)

20/03/2020 15h07 - Atualizado há 4 anos
Promotoria recomenda até o fechamento do comércio

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) recomendou, nesta sexta-feira (20), que a Prefeitura de Gurupi adote medidas mais efetivas de prevenção, controle e contenção dos riscos de contaminação do coronavírus na cidade.

Segundo a Promotoria de Justiça de Gurupi, o Decreto nº 0467, de 19 de março de 2020, do prefeito Laurez Moreira (PSDB), não determina medidas para evitar aglomerações de pessoas e garantir o isolamento social, sendo pouco eficiente diante da crise do coronavírus.

3 CASOS SUSPEITOS

O promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes afirma que três casos suspeitos de Covid-19 já estão sendo monitorados na cidade e que o risco de alastramento da doença é iminente.

Por isso, o MPTO recomenda que a gestão adote sistema de controle de pessoas que ingressam no município, inclusive via rodoviária, para identificação da proveniência e orientação quanto às medidas preventivas ao Covid-19.

FECHAMENTO DO COMÉRCIO

O MPTO também recomenda que o prefeito determine a suspensão das atividades em escolas públicas e privadas, academias, centros de treinamento, clubes sociais, feiras, bares, restaurantes, igrejas, centros religiosos, cinemas, casas de eventos, casas noturnas e similares, para evitar a aglomeração de pessoas e a propagação do vírus com facilidade.

A recomendação da Promotoria é que sejam mantidas em funcionamento apenas as atividades essenciais como bancos, casas lotéricas, postos de combustíveis, revendedores de água e gás, farmácias, laboratórios, supermercados, padarias e congêneres.

O MPTO recomenda, ainda, que a gestão promova ampla divulgação das medidas preventivas a serem adotadas para minimizar os riscos de contágio do coronavírus, e que acione as forças de segurança necessárias na hipótese de descumprimento das medidas determinadas pelo município.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.