Denúncia

Em vídeo, moradora faz apelo devido à falta d’água na maior cidade do Bico do Papagaio

A comunidade costuma comprar água mineral ou buscar na Escola Agrícola.

Por Márcia Costa 752
Comentários (0)

02/07/2020 08h35 - Atualizado há 3 anos
O abastecimento na cidade é de responsabilidade do Serviço Municipal de Saneamento

Moradores da cidade de Araguatins, a maior na região do Bico do Papagaio, estão sofrendo há vários dias com problemas de falta d'água nas torneiras. O abastecimento é de responsabilidade do Serviço Municipal de Saneamento (Semusa). O prefeito do município é Cláudio Santana (MDB).

Uma moradora relatou à reportagem que a região central da cidade passou 15 dias sem água, e quando a água chega a um bairro, falta em outro. Ela também reclama da falta de informações por parte do poder público municipal e os usuários não são comunicados previamente sobre a falta d'água.

“Os bairros ficam sem água frequentemente, principalmente nessa época em que precisamos de água para manter a higienização. Sequer emitem um comunicado para que as pessoas fiquem cientes sobre a falta de água. Temos sofrido muito e não é de hoje! Quando tem água durante o dia, passa apenas 4 horas e acaba. Temos que acordar de madrugada para guardar água. É um sofrimento", relatou a moradora.

Conforme ela, a água que abastece a cidade é captada no rio Taquari e não teria tratamento, tornando-a imprópria para o consumo humano. Por isso, a comunidade costuma comprar água mineral ou buscar na Escola Agrícola (Instituto Federal), onde tem água tratada.

"Não é uma água tratada. Tem dia que vem só o barro. Muitos não bebem a água e compram galão. Outra opção é pegar água na Escola Agrícola. Aqui os moradores andam uns 10 km para ir buscar água na escola. Essa água do rio quando chega às casas é usada para lavar roupas, a casa e regar as plantas".

Não bastasse o problema, os moradores sofrem retaliações políticas e muitos têm medo de denunciar a situação. "O povo aguenta calado, engole calado com medo de retaliação política. Estou aqui por causa dos meus pais, mas não fico calada”, disse.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Araguatins, mas ainda não obteve retorno.

VÍDEO GRAVADO PELA MORADORA

Vídeo

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.