Educação

Projetos realizados por escola pública de Araguaína são publicados em revista científica

Um dos trabalhos também foi apresentado na Universidade Federal.

Por Redação 613
Comentários (0)

29/03/2021 10h02 - Atualizado há 3 anos
Estudantes em atividades práticas durante a execução do projeto para reduzir focos do mosquito Aedes aegypti

Um projeto de educação ambiental desenvolvido na Escola Estadual Norte Goiano, em Araguaína, com o objetivo de reduzir focos do mosquito Aedes aegypti na comunidade local, foi transformado em produção científica e foi publicado na edição mais recente da revista Brazilian Journal of Development, lançada este mês.

O trabalho foi executado na escola no segundo semestre de 2019, pela professora Gabriela Pereira da Silva que, na época, era professora de educação física, e envolveu 96 alunos matriculados no ensino fundamental (6º a 9º ano).

“O trabalho foi realizado por etapa de apresentação da proposta do projeto, depois foram realizadas palestras educativas com o objetivo de sensibilizar os estudantes para novos comportamentos na comunidade, assim como atividades práticas de visita a pontos em que havia lixo que poderia gerar focos do mosquito”, explicou a professora.    

Gabriela destacou que, apesar da escola estar localizada em um ponto central da cidade, a produção e descarte inadequado de lixo é muito grande no setor. “Conseguindo sensibilizar os estudantes para as consequências dessa realidade e percebemos que eles se transformaram em uma espécie de mobilizadores e articuladores sociais, muito preocupados em transformar a realidade em que estão inseridos. A semente está lançada e, com certeza, se não agora, mas no futuro os resultados virão, com homens e mulheres mais conscientes”, pontuou.

O trabalho publicado na Brazilian Journal of Development também traz dados relevantes sobre como a dengue tem se configurado como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, com enfoque para a realidade do Tocantins. A pesquisa também chama atenção para como o combate ao mosquito transmissor da dengue é dever de toda a comunidade e que é fundamental que cada família faça a sua parte, mantendo seus quintais limpos e livres do acúmulo de água parada.

OUTRO PROJETO DE DESTAQUE

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Waldirene Pereira da Silva, no início de janeiro, outra iniciativa da escola também foi divulgado na revista. “Tivemos também o projeto de conscientização para o não desperdício de alimentos da alimentação escolar, também desenvolvido pela professora Gabriela e que foi publicado. Dois trabalhos muito relevantes para a escola”, contou.

A diretora também destacou os resultados alcançados. “Os estudantes se tornaram mais cuidadosos com o espaço escolar, passaram a não jogar o lixo em qualquer lugar. Na hora da alimentação, só pegavam aquilo que iam consumir. Se tornaram muito mais conscientes sobre as duas temáticas. É o conhecimento ultrapassando as barreiras da sala de aula. Eles passaram a ter um comportamento diferente no seu dia a dia”, frisou.

Para a estudante Samyla dos Reis Gomes, 15 anos, a época matriculada no 7º ano, a participação nos projetos fez toda a diferença em sua vida. “Os dados chamaram muito a nossa atenção, mas além dos dados, nós vimos que a nossa realidade não era muito diferente e isso nos fez perceber que nós alunos também tínhamos atitudes erradas e que precisavam mudar. Muitas coisas que aprendemos com o projeto continuamos colocando em prática”, garantiu.

PUBLICAÇÃO

O Brazilian Journal of Development (BJD) trata-se de uma publicação cujo objetivo é difundir o conhecimento por meio publicação de artigos científicos, que apresentem contribuições originais, tanto de natureza empírica quanto teórica.

Brazilian Journal of Development é parceiro da Faculdade de Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), assim como da Faculdade ISEPE, e é a revista oficial de trabalhos acadêmicos da Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap), cidade onde fica a sede de empresa. As publicações podem ser acessadas por meio deste link, nas publicações de janeiro e março de 2021.

Professora Gabriela Pereira (no centro) acompanhando os estudantes em apresentação dos projetos na UFT

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.