Araguaína

Posso consumir bebida alcoólica após tomar a vacina contra covid-19? Saúde responde

2ª dose será aplicada em trabalhadores da saúde no Ginásio Pedro Quaresma.

Por Redação 1.754
Comentários (0)

04/05/2021 09h54 - Atualizado há 2 anos
Consumo de bebida alcoólica após a aplicação é dúvida frequente

Mais de 3.300 pessoas receberão a 2ª dose da vacina contra a covid-19 produzida pelo laboratório Fiocruz/AstraZeneca a partir desta quarta-feira (05) em Araguaína.

A maioria dos beneficiados é de trabalhadores da saúde que tomaram a 1ª dose há 90 dias, intervalo recomendado na bula do fabricante. Essa aplicação será realizada no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, próximo à Via Lago.

As equipes da Secretaria da Saúde estarão no local de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, até meados de junho. “A vacina será aplicada na quadra e não é drive-thru. As pessoas devem descer do veículo para entrar no ginásio e observar a data agendada na carteira de vacinação para comparecer no dia certo”, explicou a diretora da Imunização, Samilla Braga.

Excepcionalmente neste sábado (08), haverá atendimento no local para o mesmo grupo, das 8 às 14 horas. “Mudar essa vacinação para um local com bastante espaço e com horário amplo é importante para evitar a aglomeração também nas unidades básicas de saúde, que estão atendendo outros públicos”, afirmou Samilla.

Coronavac

O público-alvo com mais de 60 anos continuam sendo atendidos com a 1ª e 2ª dose da vacina Coronavac, enquanto durarem os estoques. A 2ª dose da vacina Coronavac deve ser esgotada nesta terça-feira (04) e a Prefeitura aguardará novas remessas para dar continuidade a imunização.

A aplicação é realizada em todas as UBSs, com exceção das de referências para atendimento covid: Dr. Raimundo Gomes Marinho (Setor Maracanã), Albeny Soares (Setor Couto) e José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito).

Profissionais da segurança

Além desses, as forças de segurança e salvamento de Araguaína também estão recebendo a vacina na UBS Maria dos Reis (Setor Bom Viver). Esse trabalhador será vacinado de acordo com listas nominais informadas pelos comandos de cada corporação.

Pode beber?

Entre as dúvidas frequentes quanto a vacinação está sobre o consumo de bebida alcoólica após a aplicação. A diretora da Imunização relatou que as bulas enviadas pelos laboratórios não trazem recomendações relacionadas ao assunto.

“Cada corpo reage de um jeito, então nós seguimos uma orientação padrão para evitar o consumo de bebida nas primeiras 24 horas, porque o álcool pode atrapalhar na absorção da substância e na produção do anticorpo”, disse.
 
Vacinômetro

Com o ritmo acelerado, Araguaína quase já esgotou as doses recebidas para a primeira aplicação. O município recebeu 21.870 doses e aplicou 21.253 delas. Já para a segunda, o número é de 14.260 doses, tendo sido aplicadas até o momento 11.532.

A Prefeitura tem a publicação do vacinômetro, publicado duas vezes por semana, com atualização das doses recebidas e aplicadas contra a covid-19. As publicações estarão disponíveis nos perfis sociais da Nossa Araguaína no Facebook, Instagram e Twitter.

(Prefeitura / Ascom)

Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.