Vistoria nas obras

Nova estação de esgoto de Araguaína usará tecnologia holandesa que elimina mau cheiro

Capacidade para tratar quase 400 litros de esgoto por segundo.

Por Redação 680
Comentários (0)

26/08/2021 16h40 - Atualizado há 2 anos
Vistoria foi realizada por comitiva com prefeito, secretários e representantes da BRK

A obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Araguaína (ETE Lontra), localizada próximo ao setor Barra da Grota, foi vistoriada nesta quinta-feira (26) pelo prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues. A visita técnica ainda contou com a presença de secretários municipais, profissionais e diretores da concessionária de água e esgoto, a BRK Ambiental.

A nova unidade terá a capacidade de tratar 396 litros de esgoto por segundo e irá atender toda a cidade, beneficiando mais de 196 mil moradores. ”Araguaína está se verticalizando e nada disso pode ir adiante se não tivermos uma estação de tratamento de esgoto adequada que comporte nossa demanda”, afirmou o prefeito.

Na vistoria, o Município cobrou da BRK uma solução para a estrutura do sistema de distribuição de água na cidade. “Todo o sistema de águas da cidade é no meio das ruas e isso precisa ser modificado, tirar das ruas e levar para as calçadas. Fazemos um asfalto em uma semana, na outra está tudo quebrado novamente, causando prejuízos. Cobramos essa mudança o quanto antes, só assim vamos conseguir manter um asfalto de qualidade”, pontuou Wagner Rodrigues.

Tecnologia da nova ETE

Quando concluída, Araguaína será o primeiro município da região norte e nordeste do país a utilizar no tratamento de esgoto, a tecnologia holandesa Nereda, que segundo a concessionária é mais eficiente e a quarta em operação no Brasil.

“Passamos pela fase de licenciamento, financiamento, elaboração de projetos. Já fizemos a terraplanagem e agora, estamos na parte de fundação e superestrutura da concretagem dos tanques responsáveis pela parte de tratamento. Será uma estação totalmente tecnológica, um esgoto tratado que será devolvido para o meio ambiente com todos os padrões de qualidade”, explicou o engenheiro da BRK responsável pela obra, Álen Felipe.

O sistema holandês Nereda é utilizado em países como Reino Unido, China, França e em algumas cidades do Brasil. O tratamento de esgoto é sustentável, realizado de forma natural, sem o uso de produtos químicos usando a biomassa como fonte de energia. A tecnologia também elimina problemas de odores. Quando em funcionamento, a atual unidade de tratamento do córrego Neblina será desativada gradativamente.

Necessidade

A nova ETE Lontra é necessária, pois a atual ETE Neblina tem capacidade para atender apenas 70 mil pessoas, enquanto a que está em construção vai beneficiar quase 200 mil moradores. A coleta de esgoto também está em um local inadequado, causando odores e problemas para a população.

“A estação de esgoto atual está localizada em uma área central, o que não é recomendável, pois causa transtornos as áreas circunvizinhas devido o mal cheiro. Além da capacidade de tratamento está no limite, o que impede a expansão da rede coletora de esgoto para cidade, com essa nova ETE vamos conseguir realizar o tratamento integral de todas as residências’’, afirmou a secretária do desenvolvimento econômico e meio ambiente, Fernanda Ribeiro.

Avanço

Desde 2013, o saneamento básico de Araguaína está avançando, a rede coletora de esgoto aumentou de 88,56 km para 330 km. Com isto, o número de pessoas atendidas com coleta de esgoto mais que dobrou, saindo de 19.826 para 52.644. O que elevou o índice de atendimento de 12,7% para 31,2%.

Mais empregos

A obra teve início em março deste ano e está sendo construída em uma área de mais de 87 mil metros quadrados e tem previsão para ser entregue em dezembro de 2022. A construção da estação de tratamento e toda sua estrutura conta com um investimento total de R$ 105 milhões e está gerando 190 empregos diretos e 950 indiretos.

A terraplanagem já foi realizada e a obra está em fase de fundação e superestrutura da concretagem dos tanques

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.