Piscicultura

Deputados aprovam projeto que autoriza criação de peixe do Vietnã no Tocantins

No Brasil, o peixe Panga é considerado uma espécie exótica.

Por Ronaldo Souza 892
Comentários (0)

09/09/2021 13h25 - Atualizado há 2 anos
Peixe Panga

A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou a piscicultura em cativeiro do peixe Pangassius Hipophtalmus, conhecido popularmente como Panga. O peixe é rústico, de fácil cultivo, não possui escamas e tem apenas a espinha dorsal. 

A carne do peixe Panga tem grande similaridade com a da Tilápia, espécie que também foi introduzida no Tocantins. Com esta semelhança e contando com preço mais acessível, espera-se que tenha fácil aceitação no cardápio do povo tocantinense.

O clima do Estado é extremamente favorável à criação do Peixe Panga e, por isso, seu cultivo, além de permitido, sendo também encorajado, pode possibilitar a chegada de benefícios econômicos e alimentares aos cidadãos do Tocantins.

Autor do projeto, o deputado Jorge Frederico (MDB) destacou a importância do projeto. “O Brasil gasta anualmente cerca de 140 milhões de dólares com a importação dessa espécie. Com o seu cultivo no estado do Tocantins, o comércio estadual vai ser valorizado, aumentando o potencial econômico do Estado e do país”, afirmou.

O peixe é oriundo do continente asiático, mais especificamente do Vietnã, e é considerado no Brasil como espécie exótica. A espécie chegou no país há cerca de 10 anos e se adaptou perfeitamente ao clima local, principalmente ao dos estados das regiões Norte e Nordeste.

Deputado Jorge Frederico
Carne do Peixe Panga

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.