Aquecimento da economia

Vendas no comércio de Araguaína voltam a crescer, após dois anos de retração

SPC aponta aumento de quase 20% na procura por crédito.

Por Redação 671
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15/04/2022 11h53 - Atualizado há 2 anos
SPC aponta aumento de quase 20% na procura por crédito.

O primeiro trimestre do ano mostra a reação do comércio de Araguaína, após dois anos de pandemia, com um crescente aquecimento nas vendas e com a retomada da economia.

Os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) apontaram que o mês de março registrou uma alta de 19.47% na procura por crédito, no comparativo com o mês de fevereiro.

Os números positivos sinalizam a intenção do cliente em fechar negócios. Para finalizar a compra, o estabelecimento comercial realiza a consulta ao banco de dados do SPC para oferecer crédito. O relatório estatístico de março também mostrou o crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado, que foi de 9.67%.

Para o diretor do SPC, Alberto Luna, o consumidor está mais confiante em fechar negócios agora que as atividades presenciais foram retomadas. "Esses números são destaques positivos, que mostram a volta à normalidade do consumidor, que está livre para fazer negócios, tomar crédito e assumir compromissos. Não há mais a insegurança, que fez com que houvesse retração da economia durante a pandemia. A gente pode constatar mais confiança do consumidor", ressaltou Luna.

Distorções da inadimplência

O SPC também registrou uma alta da inadimplência com a inclusão de mais de 22 mil pessoas no banco de dados, mas os números não revelam a realidade do mês de março, como explica Alberto Luna. 

A gente observa uma discrepância muito grande entre um mês e outro, o que não é comum. Isso pode ter sido motivado por redes de lojas que “seguram” os inadimplentes de meses anteriores e lançam no banco de dados num só mês, gerando essas distorções. Tivemos crescimento da inadimplência em janeiro, queda em fevereiro e agora aumento em março”, afirmou.

Os números negativos também sinalizam que na retomada das atividades presenciais, o consumidor decidiu gastar mais, gerando descontrole no orçamento. "Historicamente, nós podemos observar que no primeiro trimestre, aumenta a inadimplência em consequência das férias, ano novo, viagens, passeios, e principalmente agora, com o retorno das atividades. O resultado é que os compromissos feitos no fim do ano acabam não sendo possíveis honrar", pontuou o diretor.

Alberto Luna alerta aos empresários para estarem atentos na hora de conceder o crédito. É preciso fazer uma boa avaliação cadastral. "É imprescindível a consulta ao SPC para evitar transtornos e prejuízos com a inadimplência", pontuou.

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