Norte do Estado

Prédio de hospital vira centro de internação para menores infratores em Santa Fé do Araguaia

Moradores do setor Anaídes ainda sonhavam com a reabertura do hospital.

Por Redação 701
Comentários (0)

29/06/2022 16h07 - Atualizado há 1 ano
Novo CEIP Norte, em Santa Fé do Araguaia

O prédio do antigo Hospital de Pequeno Porte João Patruz de Sousa, desativado há alguns anos pela Prefeitura de Santa Fé do Araguaia, agora deu lugar ao Centro de Internação Provisória da Região Norte (Ceip Norte), local destinado ao cumprimento de medida socioeducativa por menores infratores.

O Ceip Norte já funciona na cidade há vários anos, mas havia sido desativado por causa da precariedade da antiga estrutura física. Para viabilizar a reabertura do centro no município, a prefeita Vicença Lino cedeu o prédio onde funcionou o hospital municipal por quase 20 anos, atendendo moradores de toda a região.  

A iniciativa da prefeitura dividiu opiniões na cidade, pois muitos moradores do setor Anaídes ainda sonhavam com a reabertura do hospital. “Era um desejo nosso ver esse hospital funcionando novamente, principalmente em razão dessa pandemia que ainda estamos enfrentando”, disse uma moradora da cidade.  

Por outro lado, a reabertura do Ceip Norte era uma reivindicação de servidores do sistema Socioeducativo e de familiares de adolescentes, pois os infratores da região estavam sendo transferidos para outras unidades mais distantes, dificultando as visitas e o contato familiar.

Inauguração

O novo Centro de Internação Provisória da Região Norte (Ceip Norte) foi inaugurado nesta terça-feira (28) com a presença do secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim.

O novo Ceip Norte é uma das nove unidades socioeducativas do Tocantins que recebem adolescentes que cometeram atos infracionais, sendo referência para toda a região norte do estado na medida de internação. Com esta nova estrutura, o Ceip teve sua capacidade legal triplicada podendo receber até 18 socioeducandos.

A obra de reforma e adequação iniciou em março deste ano, com recursos do Estado e coordenada pelo Setor de Obras da Seciju, além de contar com a mão de obra de oito custodiados da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, escoltados pela Polícia Penal.

Com a inauguração do novo espaço, o Centro passou a contar com salas administrativas, dois alojamentos para agentes socioeducativos plantonistas (feminino e masculino), sala para atendimento jurídico, sala de enfermagem, cozinha e refeitório, lavanderia, duas salas de aula e de projetos educacionais e terapêuticos, um alojamento de triagem e cinco alojamentos para os adolescentes, além de quadra esportiva e solário para recreação e visitas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.