Programa de idiomas

Professoras da rede estadual em Araguaína são selecionadas para curso nos Estados Unidos

Sharon Elaine e Sandra Maria vão participar de programa de idiomas.

Por Redação 2.943
Comentários (0)

18/08/2022 10h51 - Atualizado há 1 ano
Sharon e Sandra foram selecionadas para programa nos Estados Unidos.

As professoras da rede estadual Sharon Elaine Gonçalves da Silva Toledo, do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, e Sandra Maria Soares Borges, do Colégio Estadual Jardim Paulista, ambas de Araguaína, foram selecionadas para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), em 2023.

O programa é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com a embaixada americana e com a Comissão Fulbright do governo dos EUA. 

A iniciativa oferece a professores de língua inglesa da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira, a oportunidade de um curso intensivo de seis meses em universidades nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais.

Foram selecionados 371 professores em todo o país. A relação faz parte do Edital n° 30/2019, retomado pela CAPES em abril deste ano, após ficar suspenso devido à pandemia da Covid-19. As atividades acadêmicas em universidades dos EUA estão previstas para acontecer entre 16 de janeiro e 24 de fevereiro do próximo ano.

As professoras passaram por um processo documental e avaliativo da língua inglesa. Para Sandra Maria, a imersão expandirá a capacidade de conhecimento e contextualização do idioma. “Estou muito feliz com a seleção. A oportunidade de vivenciar o estudo da língua inglesa in loco, num país de origem, vai agregar valores e conhecimentos fundamentais para o aperfeiçoamento no processo de ensino nas escolas. É uma experiência única”, frisou.

Sharon Elaine destacou diversos benefícios que serão proporcionados pelo programa. “Com essa experiência eu terei a oportunidade de melhorar minha fluência e, consequentemente, as minhas habilidades didáticas, estudando numa universidade americana, que me apresentará metodologias ativas para ambientalização dos meus alunos e, principalmente, por poder trazer para o ensino público a qualidade que ele merece, e a motivação aos meus alunos que, assim como eu que estudei numa escola pública, eles podem alcançar seus sonhos”, elencou.

IDIOMA NAS ESCOLAS

As duas professoras integram o Programa Idiomas nas Escolas desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

Por meio dessa iniciativa, a rede estadual oferta mais de duas mil vagas, distribuídas entre os cursos de Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras), em 11 Diretorias Regionais: Palmas, Paraíso do Tocantins, Colinas, Araguatins, Porto Nacional, Pedro Afonso, Arraias, Tocantinópolis, Gurupi, Dianópolis e Araguaína.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.