Em Araguaína

Mulher grávida agenda consulta pelo 0800, mas não encontra médico e nem enfermeiro em posto de saúde

Por Agnaldo Araujo
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20/01/2017 17h00 - Atualizado há 5 anos
Estava tudo aparentemente certo para uma consulta de pré-natal. Mas, ao chegar na Unidade Básica de Saúde a mulher foi informada que não havia nenhum médico para fazer o atendimento. O caso aconteceu com uma grávida que mora no Setor Costa Esmeralda, em Araguaína. A consulta estava agendada para a última quarta-feira (18), às 09 horas. A moradora marcou a consulta pelo 0800 da saúde e recebeu inclusive uma mensagem de confirmação pelo celular. "Lembrete: sua consulta está confirmada para 18/01/2017 às 09:26h na UBS Dr. Dantas", diz a mensagem. Com a confirmação da consulta, a mulher disse que faltou ao trabalho, mas foi surpreendida com a informação de que não havia médico e nem enfermeiro na unidade. Ela ainda solicitou uma declaração para justificar a falta ao trabalho, mas também não conseguiu. Conforme a moradora, ao retornar a ligação no 0800, os atendentes disseram que não sabiam da falta de médico no Setor Costa Esmeralda. Ela ainda tentou remarcar a consulta, mas não conseguiu. "E nisso, eu fiz vários exames particulares, pois nem isso tem mais pelo poder público. Estou com infecção urinária e preciso mostrar os exames ao médico, mas não sei quando isso vai acontecer. Ligo na Secretaria da Saúde e não me atendem", desabafou. O outro lado Em nota, a Prefeitura de Araguaína disse que o caso da paciente citado pela reportagem é pontual e já está sendo resolvido. Segundo a nota, no início desse ano, a equipe médica da Atenção Básica está passando por reformulações, na qual alguns médicos decidiram se desligar do Município e outros estão chegando. "Ainda tem a volta dos profissionais do Programa Mais Médicos que só agora foram colocados à disposição pelo Governo Federal", acrescenta. Conforme a prefeitura, o 0800 da Saúde veio como instrumento para facilitar a vida do usuário na hora de marcar sua consulta. "A avaliação da sociedade é positiva, uma vez que diminuiu consideravelmente o tempo de espera para atendimento e acabou com as filas na porta das unidades. É claro que o sistema, por ser relativamente novo, ainda possui pontos a serem aperfeiçoados", conclui.

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