Educação

Lei da Palmada é tema de palestra ministrada em Araguaína por professora PhD em psicologia

Em 2022, Tocantins registrou 141 casos de maus-tratos contra crianças de 0 a 9 anos.

Por Redação
Comentários (0)

28/09/2023 08h40 - Atualizado há 7 meses
Psicóloga, professora e PhD, Thelma Pontes Borges

A importância do diálogo, amor e carinho, bem como as consequências negativas da agressão física e psicológica, foram tema da palestra “Educação sem violência: proteger a 1ª infância e educar com amor”, ministrada nos últimos dias 26 e 27/9, em Araguaína. Realizada pela Prefeitura, por meio da comissão do Selo UNICEF, a iniciativa foi aberta à comunidade e contou com a participação de profissionais que atuam no atendimento infantil. 

O objetivo foi promover e discutir a Lei Menino Bernardo n° 13.010, conhecida como “Lei da Palmada”, que proíbe o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis na educação de crianças e adolescentes.

Nas duas oportunidades, realizadas respectivamente no Fórum da Comarca de Araguaína e no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS 3), no Lago Azul, a palestra foi ministrada pela psicóloga, professora e PhD, Thelma Pontes Borges, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Thelma abriu a apresentação explanando a importância da educação não violenta para o desenvolvimento saudável do ser humano. “Todos nós já percebemos que há pessoas que sucumbem com um problema pequeno, enquanto outras podem estar passando por muitos problemas e conseguem passar com tranquilidade. A diferença tem relação com a nossa história de vida e com o nosso processo educativo”.

Na sequência, a psicóloga abordou o estabelecimento de vínculo entre cuidadores e a criança, sobretudo nos primeiros mil dias (da gestação aos dois anos de idade), poupança emocional, orientações sobre como educar sem castigar e detalhes da Lei Menino Bernardo. Finalizando, Thelma respondeu a perguntas dos participantes.

Segundo a diretora de Políticas Públicas Setoriais de Araguaína, Rhaíssa da Rosa, este é o segundo ano em que o tema é abordado e, nesta edição, foi possível perceber um maior interesse da comunidade em refletir sobre o tema.

“Entre todas as orientações repassadas pela professora Thelma, me chamou atenção a importância do autoconhecimento, do cuidador estar atento aos próprios sentimentos no momento de lidar com a criança, para que não desconte nelas as suas frustações”, disse Rhaissa. 

“É sempre importante falar sobre essa temática e estar atentos aos sinais que a criança que sofre maus-tratos nos dá. Quanto mais cedo identificados, mais fácil é prevenir os efeitos negativos dessa violência”, afirmou a supervisora do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS), Dagma Luzia Carvalho.

Lei Menino Bernardo

Sancionada em 2014, a lei é uma homenagem a Bernardo Boldrini, de 11 anos, assassinado por overdose de medicamentos em abril de 2014, na cidade de Três Passos (RS). Os acusados são o pai e a madrasta de Bernardo, além de dois conhecidos do casal. 

Também conhecida como “Lei da Palmada”, tem como objetivo estimular a educação não violenta, garantindo o direito da criança e do adolescente de serem educados sem castigos físicos, tratamento cruel ou degradante. 

A lei não criminaliza os tutores e não retira a autoridade da família, mas orienta que pais ou responsáveis que utilizarem meios violentos na educação dos menores devem ser advertidos e encaminhados aos programas de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico. Já as vítimas dessas agressões devem ser encaminhados a atendimento especializado de acordo com o caso. A adoção dessas medidas é competência dos Conselhos Tutelares. 

Em 2022, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Tocantins registrou 141 casos de maus-tratos contra crianças de 0 a 9 anos e 93 casos de maus-tratos com vítimas na faixa de 10 a 17 anos.

Lei da Palmada tem como objetivo estimular a educação não violenta
Supervisora do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS), Dagma Luzia Carvalho

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.