Profissionais de Enfermagem

Na Semana de Enfermagem, profissionais do ISAC participam de ações com homenagens e presentes

Homenagens e atividades buscaram dar mais visibilidade para aos profissionais dentro da dinâmica de atendimentos nas unidades públicas.

Por Redação
Comentários (0)

24/05/2024 08h36 - Atualizado há 1 mês
Semana da Enfermagem

Notícias do Tocantins - Entre os dias 12 e 20 de maio, todas as unidades de saúde geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), em Araguaína, receberam as atividades da Semana de Enfermagem com foco no acolhimento humanizado dos pacientes e valorização dos profissionais da Enfermagem no ambiente de trabalho. 

Enfermeiros, técnicos e auxiliares do Ambulatório Municipal de Especialidades (AME), Hospital Municipal de Araguaína (HMA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro foram homenageados e participaram de diversas atividades, como o quiz de conhecimento com direito a prêmios.

Para Aricelia Silva, coordenadora de Enfermagem da UPA, o evento também foi uma oportunidade importante para dar mais visibilidade aos profissionais junto aos demais colaboradores das unidades.

“O enfermeiro atua em várias frentes no cuidado aos pacientes e apoio aos médicos e outros trabalhadores. Então, buscamos uma forma de destacar esse papel fundamental e dar o devido valor, que é tão importante para a autoestima e o bom desempenho do profissional”, enfatiza Aricelia. 

A Semana da Enfermagem promovida no AME, HMA, PAI e UPA reflete o compromisso das unidades e de seus profissionais com a promoção de um ambiente de trabalho colaborativo e seguro, reconhecendo o papel fundamental dos profissionais de enfermagem na linha de frente do atendimento à saúde da população.

Homenagens merecidas

A abertura do evento foi feita estrategicamente no Dia Mundial da Enfermagem, celebrado em 12 de maio. Logo na primeira ação, os colaboradores foram recepcionados com um mural de agradecimento, além de um cenário com caixas que imitavam monóculos antigos, contendo fotos e mensagens motivacionais da profissão.

Segundo a coordenadora Aricelia, “esses momentos de integração e reconhecimento reforçam a importância do trabalho dos profissionais de Enfermagem para o funcionamento eficiente das unidades de saúde. Celebramos e também engajamos os colaboradores em uma cultura de valorização e respeito mútuo, essencial para a melhoria contínua dos serviços de saúde”, pontua.

Durante o quiz de perguntas relacionadas às metas internacionais de segurança do paciente, a enfermeira Mhoane Beatriz colocou à prova seus conhecimentos.

Foi uma semana bem interessante e didática, e me senti especial com toda a equipe. Um dos momentos que achei mais interessante foi o quiz, que a gente tinha que pegar um papel com uma pergunta na urna e responder. Eu acertei e até ganhei presentinho”, comemora Mohane.

Origem do Dia da Enfermagem

Com registros desde a Antiguidade, o conceito da Enfermagem remonta da época em que havia pessoas que acompanhavam e cuidavam dos enfermos, o que deu origem ao nome. Mas foi na Idade Média que a atividade passou a ser mais conhecida, sendo praticada por freiras como uma forma de sacerdócio.

Enquanto profissão, foi reconhecida a partir da atuação de Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, quando introduziu novos métodos que reduziram mais da metade a mortalidade dos pacientes. Isso a tornou um marco da Enfermagem moderna no mundo e, por isso, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro são em sua homenagem.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.