Cidade Inteligente

Araguaína desbanca Niterói e São Paulo e vence prêmio nacional no Smart City Expo Curitiba 2024

Mais de 300 projetos de cidades brasileiras participaram da 5º edição da Smart City Brazilian.

Por Redação 1.619
Comentários (0)

25/03/2024 10h21 - Atualizado há 1 mês
Além do secretário, os servidores Ribamar Júnior e Igor Thawan também estiveram presente em Curitiba

Notícias do Tocantins -  Araguaína conquistou o prêmio nacional Smart City Brazilian Awards na Expo Curitiba 2024, na categoria Inovação e Transformação Digital. O congresso foi realizado no dia 20 de março e encerrou com o resultado final no último dia 21. O prêmio e evento tem chancela da Fira Barcelona, uma das organizações de feiras mais importantes da Europa.

Mais de 300 iniciativas dos municípios brasileiros foram inscritas em cinco categorias: Cidade Inteligente, Mobilidade Urbana, Cidade Sustentável, Equidade Social e Inovação e Transformação Digital. Nesse último grupo, o município concorreu com os projetos semifinalistas de Niterói (RJ) e São Paulo (SP).

O secretário Especial da Ciência, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais, Fabiano Souza, representou a cidade no congresso e, durante a cerimônia de premiação, ressaltou que Araguaína está no caminho certo.

“É uma grande satisfação ganhar um prêmio como esse aqui, pois Araguaína tem feito diversas ações no sentido da transformação digital. Acreditamos que a tecnologia é uma das formas que temos de tornar nossos serviços mais ágeis, eficientes e transparentes e dessa forma melhorar a qualidade de vida do cidadão”, pronunciou o secretário. 

Grandes investimentos

Araguaína apresentou todos os investimentos, processos de digitalização e as conquistas tecnológicas obtidas nos últimos cinco anos, entre elas o pioneirismo no Marco Legal das Startups, na disponibilização da lista de serviços na Plataforma Gov.br e na adesão ao Gov.br Cidades, além da agilidade, que fez com que a cidade fosse a primeira do Brasil a decretar liberdade econômica em adequação à Lei Federal nº 13.874/19.

A cidade também criou um Sandbox Regulatório, que delimita uma área da cidade para empresas poderem testar seus projetos de inovação de forma desburocratizada. E por fim, a implantação da tecnologia 5G, inicialmente instalada na região central para conectar os órgãos públicos municipais da região, e a construção de uma usina de energia solar, que já tem projeto e a licitação deve ser realizada ainda este ano.

Mais sobre o evento de premiação

Smart City Expo Curitiba 2024 é a edição brasileira do maior prêmio global dedicado às cidades inteligentes, que tem o objetivo de valorizar gestões que investem em projetos sustentáveis e inovadores no Brasil.

O evento é organizado pelo iCities, hub brasileira de negócios em cidades inteligentes, com apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão, da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e com a parceria das empresas Arlequim, Intelbras, ICI, Ligga, Sebrae, Governo do Estado do Paraná, SP Negócios, Polkadot e Intel.

Secretário Fabiano Souza, representou a cidade no congresso que é referência global

Comentários (0)

Mais Notícias

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.