Dedicação aos estudos

Ex-aluno do Colégio Militar de Araguaína passa em medicina na UFMA e revela 'receita' do sucesso

Jovem precisou abrir mão de muitas coisas para conseguir a tão sonhada aprovação.

Por Conteúdo AF Notícias 1.233
Comentários (0)

28/02/2024 09h31 - Atualizado há 1 mês
Yan Chagas é ex-aluno do Colégio Militar de Araguaína

Notícias do Tocantins - O ex-aluno do Colégio Militar de Araguaína, Yan Chagas Lopes, de 20 anos, conseguiu realizar seu grande sonho ao ser aprovado para o curso de Medicina, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O objetivo de vida, segundo ele, é ser médico e poder cuidar das pessoas.

“A sensação é de anestesia, como se eu ainda estivesse processando a notícia tão aguardada: você foi aprovado em medicina na federal! É uma mistura de completa gratidão com uma felicidade inexplicável, é uma realização inigualável”, comemorou o estudante.

O araguainense começou a trilhar esse sonho quando tinha 15 anos e estava na 1ª série do Ensino Médio. “Nessa época (2019) descobri que havia algo que fazia meu coração palpitar e brilhava os meus olhos, uma profissão que tinha como essência ajudar pessoas, transformar vidas e realmente cuidar de quem precisasse: a medicina. Desde então eu comecei a me dedicar mais aos estudos no Ensino Médio e sempre dar o meu máximo, sem me comparar ou querer ser melhor que os outros”.

Em 2022, Yan Chagas já havia iniciado uma rotina intensa de estudos e recebeu uma proposta para trabalhar como monitor disciplinar no Colégio Militar de Araguaína – Unidade III. O jovem ainda tentou conciliar estudos e trabalho. “Ser funcionário do colégio era um dos meus maiores sonhos porque eu amo ajudar as pessoas, tanto que por isso fiz um curso para ser fiscal no colégio e, consequentemente, poder trabalhar lá depois. E simultaneamente ao trabalho eu fazia cursinho pela noite e tentava conciliar os dois, porém, eu percebi que se eu quisesse realmente ser médico um dia, eu precisaria me dedicar 100% aos estudos. Então, depois de um ano me dedicando ao trabalho, em 2023, eu decidi só estudar para realizar o meu maior sonho de todos”.

Dedicação

O araguainense passou a se dedicar integralmente aos estudos, no cursinho pré-vestibular e precisou fazer sacrifícios, como evitar sair com os amigos. A rotina intensa era baseada apenas em estudar, ir na academia, igreja e dormir.

Com a dedicação, sua média geral no Exame Nacional do Ensino Médio subiu 125 pontos em relação a 2022, garantindo a aprovação no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

“Algo que aparentemente é simples, mas só quem passa na pele sabe que não é apenas estudar, envolve muito mais que isso, era o meu futuro que estava em jogo. Desde o início eu coloquei na minha mente o jargão militar 'quem papira, vira aspira', e passei o ano freneticamente focado em estudar, ser melhor, sem desmerecer ninguém, e alcançar meu sonho. E percebi que não tem segredo para o aprendizado, é o básico: Teoria, exercícios, simulados e revisão; fazendo esses 4 princípios bem feitos, é impossível não dar certo”, finalizou.

O jovem foi aprovado na Universidade Federal do Maranhão

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.